LEITURA ORANTE – “Amor fraterno” – Terça-feira – 14/05/2024

14-05 LEITURA ORANTE
SÃO MATIAS, APÓSTOLO =
Jo 15,9-17 Amor fraterno

Oração espontânea para me sentir perto de Jesus

1= Leitura: Ler a Palavra com a mesma disposição do profeta Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”

9 Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
12 Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, como eu vos amo.
13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.
14 Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando.
15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.
17 O que vos mando é que vos ameis uns aos outros.

2= Meditação: quero iluminar minha vida, problemas e alegrias com a luz da Palavra de Deus

Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. Jesus está celebrando a última ceia com seus discípulos, e neste contexto de despedida, deixa aos discípulos “o seu” mandamento, “amai-vos como Eu vos amei”.
Jesus recebeu do Pai o mandamento de salvar a humanidade e amar até dar a vida.

No meio de todos os discípulos Jesus escolheu pessoalmente os doze apóstolos para que ficassem com ele dia e noite aprendendo o modo de viver da família de Deus: o amor, serviço desinteressado. Após a Pentecostes eles foram doze alicerces e a partir deles o Espírito Santo formou o Novo Povo de Deus, a Igreja.
A união com Jesus e com os irmãos não está alicerçada nos sentimentos de simpatia, nem nos interesses, mas no cumprimento da vontade do Pai. Jesus nos quer amigos dele pela obediência à vontade do Pai. Permanece em Cristo, aquele que guarda seu o mandamento que é servir ao próximo. Não é um amor simplesmente humano, porque recebe sua seiva de Jesus.

Quem pode assumir o lugar de Judas, o traidor? Somente quem conheceu Jesus desde o batismo no rio Jordão e se tornou discípulo estando presente na pregação e recebendo a formação que o Mestre deu aos doze, sendo testemunha de Jesus até a paixão e a ressurreição. Por isso, após a ascensão de Jesus ao céu, Matias foi escolhido para assumir o lugar de Judas e foi agregado ao colégio dos Apóstolos, restabelecendo o número de doze patriarcas que simboliza o novo Israel convocado dentre todos os povos (At 1,15-26). Segundo a Tradição, após Pentecostes O Apóstolo Matias foi pregar o Evangelho na Palestina onde sofreu o martírio.

3= Oração: desejar como Maria que do fundo do coração disse: “Eis aqui, a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra!” (Lc 1, 38).

Jesus, você escolheu os Apóstolos, e a eles uniu Matias para tomar o lugar de Judas.
Você agora envia também cada um de nós, seus discípulos, para participar de sua missão de amar-nos uns aos outros como você nos amou, o que é que é superior as nossas forças humanas. Devemos ir ao encontro das pessoas que sofrem, e dar-lhes o seu conforto. Devemos ir ao encontro das pessoas cheias de defeitos e falhas sem condená-las, porque também nós temos nossos defeitos. Por isso pedimos o dom do teu Espírito que nos ajude a amar como você amou.

4= Contemplação: Fazer como Maria, que ‘guardava, meditava tudo em seu coração’