LEITURA ORANTE – “A vossa tristeza se há de transformar em alegria” – Sexta-feira – 10/05/2024

10-05 LEITURA ORANTE
6 Páscoa Sexta f. =
Jo 16,20-23 = A vossa tristeza se há de transformar em alegria.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

20 Em verdade, em verdade vos digo: haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar. E haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
21 Quando a mulher está para dar à luz, sofre porque veio a sua hora. Mas, depois que deu à luz a criança, já não se lembra da aflição, por causa da alegria que sente de haver nascido um homem no mundo.
22 Assim também vós: sem dúvida, agora estais tristes, mas hei de ver-vos outra vez, e o vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.
23 Naquele dia não me perguntareis mais coisa alguma.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Nós refletimos sobre nossa existência, temos desejos e perguntas para esclarecer sobre o sentido da vida, do futuro, porque o sofrimento faz parte da nossa vida na terra.
Os discípulos que acompanham Jesus lhe faziam perguntas e Jesus dava respostas e iluminava a vida com a luz de Deus. Jesus os adverte que ficará com eles ainda pouco tempo.

Haveis de lamentar e chorar, mas o mundo se há de alegrar, mas a vossa tristeza se há de transformar em alegria.
Nos dias da Paixão discípulos ficaram tristes porque Jesus foi tirado do meio deles.
Mas depois da Ressurreição tiveram a certeza da verdade de Jesus, e depois da vinda do Espírito Santo sentiram uma alegria que os fortificou sempre também nos sofrimentos da perseguição.

Todo bem nos custa renúncia e sofrimento, mas o sacrifício por amor tem resultados positivos, é fecundo. A imagem da mulher na expectativa de dar à luz fala da fecundidade da dor. Toda realização que dá alegria é preparada por entrega que custa dor.
A paixão e morte de Jesus é uma passagem para chegar à alegria da ressurreição. Jesus foi fiel, e o mundo não conseguiu derruba-lo.

Ninguém poderá tirar vossa alegria que está fundada no poder de Deus.
A alegria que o Espírito infunde, o mundo não a arrebata nem com suas perseguições. Desde os primeiros tempos a Igreja sentiu a oposição das forças do mal, mas o Espírito Santo dava segurança e fortaleza para continuar no anúncio do Evangelho.

Nas incertezas dos acontecimentos, bons ou difíceis, sentimos insegurança, e fazemos perguntas, aos outros e a Deus. Quando Jesus ressuscitou tudo foi esclarecido e não há mais necessidade de perguntas novas porque Jesus dá o Espírito Santo que ilumina e fortifica o coração com o dom da paz.

3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, sei que o Senhor está conosco também quando não o percebemos, porque o Senhor nos ama em qualquer situação, até quando nós estamos errados. Porém às vezes o cansaço e até o desânimo tomam conta de nosso coração. Pedimos a fé em você que venceu as forças do mal, e a confiança no bom resultado final, porque todo bem não depende somente de nossas pequenas forças humanas, mas é fecundado pela força do Espírito Santo.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Quinta feira 9 de maio, o Santo Padre entregou Bula de Proclamação do Jubileu 2025 e a leitura da bula foi feita nas Segundas Vésperas às 17h30 na Basílica de São Pedro. As Celebrações em maio serão:

No Domingo de Pentecostes, 19 de maio, o Papa presidirá a Santa Missa na Basílica de São Pedro às 10 horas da manhã, horário local.
No dia 20 de maio, segunda-feira depois de Pentecostes e festa de Maria, Mãe da Igreja, as celebrações da manhã, até às 11 horas, terão lugar no altar da Mater Ecclesiae.
No Dia Mundial das Crianças, 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade, o Papa preside a Santa Missa na Praça São Pedro às 10h30.
Na quarta-feira, dia 29, por ocasião da festa de São Paulo VI, será celebrada uma Missa às 18h, horário local, com homenagem ao corpo do Santo sepultado nas Grutas do Vaticano.
Quinta-feira, 30 de maio, por ocasião da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o cardeal Mauro Gambetti, arcipreste da Basílica Papal São Pedro, presidirá a Celebração Eucarística às 18 horas. No mesmo dia será realizada uma procissão na Praça São Pedro.

Leave a comment