LEITURA ORANTE – “Se eu não for, não virá o Consolador” – Terça-feira – 07/05/2024
07-05 2024 LEITURA ORANTE
6 Páscoa Terça f. = Jo 16,5-11 = Se eu não for, não virá o Consolador.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
5 Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: Para onde vais?
6 Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração.
7 Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo.*
9 Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim.
10 Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis;
11 ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Durante a Ceia Jesus explica o caminho traçado pelo Pai:
Vai ao Pai receber a sua glória e da glória vai enviar o seu Espírito aos discípulos. Os discípulos ficam tristes pensando que ficarão sozinhos, mas Jesus lhes enviará o Espírito Santo, para continuar no mundo a ação de Jesus.
Iluminados pelo Espírito e fortes na fé, os discípulos compreenderão a verdade:
O Espírito convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Os judeus, com a mentalidade do mundo, esperavam um Messias poderoso e não confiaram em Jesus manso e humilde. O mundo pecou e está no pecado porque, apesar de todos os sinais e milagres, não aceitou Jesus como Enviado do Pai.
O Espírito convencerá o mundo a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis. Jesus é justo, é inocente, foi obediente até a morte. Por isso o Pai fez justiça: o ressuscitou e glorificou dando-lhe o poder de enviar o Espírito Santo.
O Espírito convencerá o mundo a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado. O demônio tentava derrubar Jesus, mas Jesus foi fiel ao Pai e o amor filial de Jesus derrotou o demônio que agora não tem mais poder sobre ele. Também está condenado quem confia no príncipe deste mundo.
Vamos pedir e esperar o Consolador, Paráclito que dá força e segurança. A Igreja sempre em suas orações aliviou os cristãos angustiados. Nos sentimos fracos na fé frente às dificuldades da vida. Jesus está na glória do Pai e nos dá a certeza da vitória.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, pedimos o seu Espírito que nos ilumine nas dificuldades da vida, que nos fortifique na vida cristã. Vivemos em um ambiente que recusa viver o Evangelho em sua integridade e podemos nos deixar enganar pela mentalidade materialista. Que o Espírito nos ilumine para seguir você que vem a nós na sua Igreja, no Evangelho, na Eucaristia, nas orações, na pessoa de nossos irmãos, nos pobres…
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.
Inundações também na África.
(Vatican News)
O governo do Quênia informou no domingo que o número de mortes no país devido a inundações causadas por fortes chuvas que não param de cair desde março chegam a 228.
O rio Nyando, na região do Lago Vitória, inundou e submergiu moradias, lojas, escolas, um hospital e uma delegacia de polícia, além de invadir a autoestrada Kisumu-Kisumu. “Isso significa que os motoristas não podem atravessar a ponte rodoviária principal, criando uma grande crise de transporte”.
Segundo dados do governo, mais de 200 pessoas perderam a vida devido ao mau tempo e outras 72 estão desaparecidas desde o início de março. Mais de 210 mil pessoas foram deslocadas.
O ministro do Interior queniano ordenou que todas as pessoas que vivem perto de grandes cursos de água ou dessas 178 “barragens ou reservatórios artificiais cheios ou quase cheios de água” evacuassem a área. Alertou também para o risco de doenças transmitidas pela água, como a cólera.
Também previsões de novas precipitações suscitam “grandes preocupações de uma crise humanitária ainda maior”.