LEITURA ORANTE – “Permanecei no meu amor” – Quinta-feira – 02/05/2024
02-05 LEITURA ORANTE
5 Páscoa Quinta f. = Jo 15,9-11 = Permanecei no meu amor.
Oração espontânea para me sentir perto de Jesus
1= Leitura: Ler a Palavra com a mesma disposição do profeta Samuel: “Fala, Senhor, que teu servo escuta”
9 Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.
11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.
2= Meditação: quero iluminar minha vida, problemas e alegrias com a luz da Palavra de Deus
Jesus é a videira, nós os ramos, e recebemos de Jesus a seiva para produzir os frutos do amor.
Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. O Pai ama o Filho e lhe dá em plenitude o seu amor, dom do Espírito. Neste Espírito Jesus ama os homens e quer dar-lhes o seu amor, o seu Espírito.
É experimentando esse amor que o ser humano aprende a responder a Deus com a mesma generosidade.
Perseverai no meu amor. Jesus nos pede o esforço constante de amar o próximo sempre, não somente quando é fácil, mas também na dificuldade, gratuitamente: quando não há um retorno para nós. Isto exige fé, porque fazemos para Deus. Isto exige esforço e luta para superar nosso orgulho e nosso desânimo.
Se guardardes os meus mandamentos… Jesus nos quer amigos dele através da obediência à vontade do Pai e através do serviço ao próximo. Os discípulos, recebendo o amor que vem do Espírito, podem querer o bem a todos, até aos inimigos, porque também eles são criaturas de Deus que precisam de nosso serviço.
Não é um amor simplesmente humano, porque recebe sua seiva de Jesus. A união com Jesus e a comunhão com os irmãos não está alicerçada em sentimentos de simpatia, nem em interesses humanos, mas no cumprimento da vontade do Pai.
A minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa. A alegria é resultado dessa vida divina em nós, quem ama de verdade não se deixa amarrar por sentimentos egoístas como orgulho, medo, ciúme… Quem ama é alegre. Quem pede perdão e perdoa experimenta alegria. Quando há amor, o cumprimento é gozoso, até o sacrifício pode ser alegre. A alegria verdadeira é dom do Pai para quem está em Cristo.
3= Oração: desejar como Maria que do fundo do coração disse: “Eis aqui, a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua Palavra!” (Lc 1, 38).
Jesus, você se doou totalmente ao Pai, e lhe obedeceu oferecendo sua vida para a nossa salvação. Nesta situação às vezes humanamente desconfortável, você recebia a paz, a segurança interior. Você disse a seus discípulos: “que minha alegria esteja em vós”. Pedimos este dom de sua alegria sobrenatural nos altos e baixos da nossa vida.
4= Contemplação: Fazer como Maria, que ‘guardava, meditava tudo em seu coração’