01-05 2024 LEITURA ORANTE
01 de maio
SÃO JOSÉ OPERÁRIO = Mt 13,54-58 = Jesus é o filho do carpinteiro
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
54 Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa?
55 Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?
56 E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?
57 E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado.
58 E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
No Evangelho Jesus é chamado “o filho do carpinteiro” (Mt 13,55).
José é um carpinteiro, um trabalhador como todos os trabalhadores honestos. Recebe a missão de casar com Maria e criar Jesus. Ele a cumpre fielmente.
Jesus aprende dele a profissão, e trabalha para ganhar o sustento de cada dia.
Quando Jesus começa a anunciar o Reino de Deus, os parentes, os familiares, seus concidadãos o recusam como profeta. O conhecem desde a infância: “ele é o “filho do carpinteiro”. É impossível que Jesus, que se criou como um deles, tenha a autoridade de Deus. O desprezam porque se apresenta humilde. Só a fé alcança o milagre, porque abre o coração à ação de Deus.
A encarnação significa que Deus vem a nós em Jesus de Nazaré e que somente através desse homem conseguimos conhecer Deus.
Nós também necessitamos da fé humilde para adorar um Deus que se faz humano em Jesus.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
São José, o carpinteiro, Deus confiou a você Maria e o Filho Jesus. Você é modelo e protetor dos trabalhadores, porque assumiu a missão que Deus lhe confiou de ser responsável pela Sagrada Família, e sustenta-la com seu trabalho, você teve que enfrentar as dificuldades da longa viagem para o Egito.
São José, que todos os trabalhadores se sintam valorizados pelo seu trabalho, também quando a sociedade os recompensa com um salário que não é suficiente para uma vida digna.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Em Chicago os patrões das fábricas exigiam uma jornada de 13 horas de trabalho.
No dia 1º de maio de 1886 houve grandes manifestações dos sindicatos reivindicando que a jornada de trabalho fosse de 8 horas e não de 13 hora como exigiam os patrões, e houve confrontos com a polícia com feridos e alguns mortos.
Em muitas nações inclusive no Brasil 1º de maio é proclamado como dia dos trabalhadores, para defender o valor do trabalho humano para o progresso da sociedade e não pode ser recompensado somente com dinheiro.
Pio XII, em 1955, instituiu esta memória litúrgica de São José Operário no contexto da festa dos trabalhadores, universalmente celebrada a 1° de maio.
Nesta celebração de São José a Igreja quer reconhecer a dignidade do trabalho humano, como prolongamento da obra do Criador e como aperfeiçoamento do homem, exercício benéfico de seu domínio sobre o mundo criado, serviço à comunidade e como contribuição ao plano da salvação (cf. GS34).
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.