LEITURA ORANTE – “Jesus: Eu sou a porta das ovelhas. Bons pastores e ladrões” – Segunda-feira – 22/04/2024
22-04 LEITURA ORANTE
4 Páscoa Segunda f. B+C = Jo 10,1-10 = Jesus: Eu sou a porta das ovelhas. Bons pastores e ladrões.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
1 Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.
4 Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.
5 Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.
7 Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.*
9 Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.*
10 O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Na Palestina no tempo de Jesus era muito comum ver um pastor levar ovelhas para os campos em busca de pastagem. Durante o dia, os rebanhos acham-se espalhados pelas pastagens. À noite as ovelhas ficam no redil, um recinto fechado, ao abrigo dos lobos e assaltantes, vigiadas pelo porteiro. De manhã chega o pastor e o porteiro abre a porta do redil. O pastor chama as ovelhas, elas saem seguindo o seu pastor, porque conhecem a sua voz, pastor leva as suas ovelhas para as pastagens.
Mas quando ladrões e assaltantes chegam ao redil pulam a cerca para roubar, as ovelhas não conhecem a voz dos estranhos, e fogem deles.
Jesus é a porta, Jesus é a única passagem pela qual podemos ir ao Pai, seguindo o caminho de Jesus chegaremos ao Pai.
Jesus conta esta parábola para esclarecer a situação em que o povo se encontra: há verdadeiros pastores, chefes que guiam o povo para a vida verdadeira, e há assaltantes que procuram o seu interesse.
Quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador: Muitos pretendem ser guia do povo, até falam em Deus, e prometem muita coisa, mas enganam, procuram seus próprios interesses e usam as ovelhas para se enriquecer. Jesus os chama de ladrões e salteadores.
Eu sou a porta, quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.
Quem é o verdadeiro pastor? É aquele que entra pela porta, que é Jesus, é aquele que vive como Jesus ensinou, buscando somente o bem das ovelhas, se desgastando até dar a vida pelo bem das ovelhas.
As ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz Os fiéis iluminados pelo Espírito Santo sabem reconhecer quem é um pastor que os guia nos caminhos de Deus.
Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância. O pastor verdadeiro conduz as ovelhas no caminho de Jesus para que tenham vida em abundância.
Os outros líderes que não passam pela porta que é Jesus, não doam sua vida pelas ovelhas, mas são ladrões e assaltantes que exploram o povo em proveito próprio.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, Obrigado pelos bons pastores que você nos enviou e que desgastaram sua vida para nos conduzir pelo seu caminho. Também eu tenho alguma responsabilidade para ajudar quem está perto de mim, quero meditar sua palavra no evangelho porque quero seguir você e para que quem está perto de mim tenha vida em abundância.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento