LEITURA ORANTE – “Quem crê tem a vida eterna” – Quinta-feira – 18/04/2024

18-04 LEITURA ORANTE
3 Pasq. Quinta f. =
Jo 6,44-51 = Quem crê tem a vida eterna.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo no último dia.
45 Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim.
46 Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai.
47 Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram.
50 Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

  1. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

Jesus acaba de multiplicar o pão. Os judeus procuram Jesus para ter pão. Este milagre extraordinário é um sinal que ele vem de Deus.
Eles perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? para os judeus Jesus é filho de Maria e de José, um simples profeta que oferece o pão, é um simples homem, não filho de Deus.
Os Judeus não aceitam Jesus porque não tem fé.

Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair. O encontro com Jesus acontece somente na fé. A fé em Jesus é um dom de Deus. Ir a Jesus, crer em Jesus, amar Jesus é dom que o Pai oferece a quem se dispõe de coração aberto e humilde.

Jesus pede para procurar não o pão para a vida do corpo, mas procurar Ele porque Ele é o verdadeiro pão, veio do Pai para dar à humanidade a vida eterna que está no Pai. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente “.

Nós cremos que Jesus é o Filho que o Pai enviou para nos salvar. Jesus é o único Salvador deste mundo. Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai: ele veio trazer o que é de Deus, a vida eterna. A vida que o Pai sonhou doar às suas criaturas, agora está nos dando através de Jesus, mas a condição é crer, ir a Jesus e seguir a Jesus.

“E o pão que eu darei é minha carne para a vida do mundo”. Jesus se oferece em comunhão íntima na eucaristia: comunhão em seu corpo de carne oferecido para a vida do mundo.

Como desejamos o pão que alimenta nosso corpo, assim desejemos a comunhão com Jesus que é o alimento para a nossa vida em Deus.
A fé em Jesus é um dom de Deus. Devemos pedir ao Pai que desperte em nós a atração para Jesus. Pedimos então para podermos ter fé em Jesus.
Agora participamos da vida eterna na fé, somente tendo algum sinal, mas após a ressurreição participaremos plenamente, abertamente.

  1. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Jesus eu creio que você é o Filho de Deus que nasceu de Maria, e o Pai enviou para nos dar a vida de filhos do Pai, vida de bom relacionamento entre nós irmãos, solidariedade e colaboração. Porém é necessário que o Pai nos atraia para você, nos converta e transforme nossa mentalidade egoísta. Quero obedecer às inspirações que o Espírito indica para seguir você como discípulo.

  1. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

Na manhã desta segunda, 15 de abril, aconteceu a segunda sessão de trabalhos do Conselho de Cardeais, que contou com a presença do Papa Francisco.
Este encontro tem promovido a escuta de mulheres de diferentes lugares do mundo, ajudando na reflexão sobre a presença e o papel da mulher na Igreja. O mais importante a ser destacado é que essa prática é absolutamente nova: cinco encontros, nos quais os Cardeais com o Papa escutam mulheres. Não falam sobre mulheres, mas escutam as mulheres falarem sobre suas próprias questões e se deixam interpelar”.
A diretora das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do Brasil, irmã Regina da Costa Pedro, foi convidada para conduzir a reflexão, junto com Stella Morra, professora de teologia fundamental, e irmã Linda Pocher, professora de dogmática, na Faculdade Auxilum, das Salesianas.
“Depois das nossas falas, houve um momento de conversa, o Papa nos fez perguntas e nós respondemos, num diálogo que durou toda a manhã.