LEITURA ORANTE – “O sepulcro vazio. João viu e creu” – Domingo – 31/03/2024

31-03 LEITURA ORANTE
DOMINGO DE PÁSCOA = Jo 20,1-9 = O sepulcro vazio. João viu e creu.

FELIZ PÁSCOA

BUONA PASQUA

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

1 No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro.
2 Correu e foi dizer a Simão Pedro e ao outro discípulo a quem Jesus amava: Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram!
3 Saiu então Pedro com aquele outro discípulo, e foram ao sepulcro.
4 Corriam juntos, mas aquele outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
5 Inclinou-se e viu ali os panos no chão, mas não entrou.
6 Chegou Simão Pedro que o seguia, entrou no sepulcro e viu os panos postos no chão.
7 Viu também o sudário que estivera sobre a cabeça de Jesus. Não estava, porém, com os panos, mas enrolado num lugar à parte.
8 Então entrou também o discípulo que havia chegado primeiro ao sepulcro. Viu e creu.
9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.

  1. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

No primeiro dia da semana Jesus ressuscita e o sepulcro fica vazio.
Maria Madalena com mais duas discípulas vão ao sepulcro, e o encontram vazio, mas não compreendem o que aconteceu. Também Pedro e João, avisados por Maria Madalena, vão correndo ver o sepulcro vazio e veem o sudário bem dobrado. Eles ainda não entendem as profecias da Escritura que falam de Jesus, segundo a qual Jesus devia sofrer, morrer e ressuscitar dentre os mortos.
Somente o discípulo João vê, começa a intuir e crê.

Jesus está vivo e continua junto dos seus, Ele não morre mais, porque seu corpo participa da vida eterna de Deus. Cristo ressuscitado é o começo da nova vida, da nova criação que Deus preparou para nós em Cristo.

Para a mente humana é impossível imaginar a ressurreição.
As pessoas materialistas dizem que com a morte termina tudo e a pessoa não existe mais.
Porém o ser humano tem desejo que continue alguma forma de sobrevivência. Por isso todas as culturas tem alguma forma de convivência com os entes queridos que nos precederam e dizem que estão nas estrelas, nas plantas e animais da natureza, ou até reencarnam sucessivamente para pagar os pecados passados. Ninguém imagina a ressurreição.

Mas Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos. É uma realidade que nunca conseguiremos compreender completamente nesta terra. Só com a luz do Espírito Santo podemos crer na ressurreição de nossa pessoa e nos engajar no modo de viver de Jesus Cristo. Pela fé já participamos da Nova e Eterna Aliança que Deus fez com nosso irmão Jesus Cristo, e por esta fé vivemos o amor solidário e nos doamos gratuitamente aos irmãos na esperança da vida eterna.

Hoje cremos na “Comunhão dos Santos” e na fé convivemos com Cristo ressuscitado, vivo entre nós, e temos a certeza que os santos e todos os que estão com Deus estão também conosco participando ativamente de nossa vida.

  1. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Jesus, você ressuscitou, mas quando aparece aos discípulos mostra as chagas da sua paixão. Ensina-me a ter uma fé completa que sabe unir meu desejo de vida plena com a paixão: agradecer pelas alegrias que encontro e suportar com fé os sofrimentos inevitáveis nesta vida na terra. Assim pela fé já começo a participar da força que vem da ressurreição.

  1. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

LEITURA ORANTE – “Jesus ressuscitado aparece às mulheres” – Segunda-feira – 01/04/2024

-04 2024 LEITURA ORANTE
1Páscoa Segunda = Mt 28,8-15 = Jesus ressuscitado aparece às mulheres.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

8 As mulheres se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos.
9 Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés.
10 Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão.

11 Enquanto elas voltavam, alguns homens da guarda já estavam na cidade para anunciar o acontecimento aos príncipes dos sacerdotes.
12 Reuniram-se estes em conselho com os anciãos. Deram aos soldados uma importante soma de dinheiro, ordenando-lhes:
13 Vós direis que seus discípulos vieram retirá-lo à noite, enquanto dormíeis.
14 Se o governador vier a sabê-lo, nós o acalmaremos e vos tiraremos de dificuldades.
15 Os soldados receberam o dinheiro e seguiram suas instruções. E esta versão é ainda hoje espalhada entre os judeus.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus morreu pregado na cruz, os discípulos estão trancados no Cenáculo, tristes e com medo devido às incertezas do futuro.

Maria Madalena e outra Maria foram ao Sepulcro e o encontram vazio. Cristo ressuscitado aparece às mulheres e lhes comunica a alegria da ressurreição. A alegria expulsa o medo. Estas, com alegria contam para os discípulos.

Os discípulos recebem das mulheres a alegre notícia que Jesus ressuscitou, e assim preparados, podem reconhece-lo quando mais tarde lhes aparece.

Os guardas reconhecem que o túmulo está vazio. Mas topam tudo por dinheiro e se tornam “testemunhas adormecidas” espalhando a notícia falsa que os discípulos roubaram o corpo de Jesus.

Os chefes judeus continuam a rejeitar Jesus. Eles não podem compreender porque eles mesmos são escravos da maldade, e apelam para o suborno corrompendo os guardas com dinheiro. Mais tarde rejeitarão seus discípulos.

A Igreja comunica esta alegre esperança ao seu povo que hoje passa pelas alegrias e tristezas da vida. Só a fé transforma o medo da morte na alegria da vida.

Cada um acredita no que se dispõe a acreditar. Tudo depende de nossa atitude interior:
As mulheres buscavam a Deus, e acreditaram em Jesus ressuscitado.
Os guardas buscavam dinheiro, e não se importavam com as mentiras.
Os chefes judeus buscavam seu prestígio com qualquer meio, com a mentira.
Nós, o que buscamos?

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, você ressuscitado está na glória do Pai, mas continua perto de seus discípulos, que chama de “irmãos”. Apareceu às mulheres e lhes transmitiu a alegria que é um dom do Espírito Santo. Elas correram transmitir esta alegre notícia aos discípulos que estavam com medo trancados no cenáculo.
Doa também a nós esta alegria para que possamos comunica-la aos que dela necessitam.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.