LEITURA ORANTE – “A verdade vos libertará.” – Quarta-feira – 20/03/2024

5 Quar. Quarta f.=
Jo 8,31-42 = A verdade vos libertará.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

31 E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;
32 conhecereis a verdade e a verdade vos livrará.*
33 Replicaram-lhe: Somos descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como dizes tu: Sereis livres?
34 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo.
35 Ora, o escravo não fica na casa para sempre, mas o filho sim, fica para sempre.
36 Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.
37 Bem sei que sois a raça de Abraão; mas quereis matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós.
38 Eu falo o que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que aprendestes de vosso pai.*
39 Nosso pai, replicaram eles, é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
40 Mas, agora, procurais tirar-me a vida, a mim que vos falei a verdade que ouvi de Deus! Isso Abraão não o fez.
41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Retrucaram-lhe eles: Nós não somos filhos da fornicação; temos um só pai: Deus.
42 Jesus replicou: Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque eu saí de Deus. É dele que eu provenho, porque não vim de mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Os judeus consideram-se privilegiados porque descendentes de Abraão, amigo de Deus, portanto um povo livre, herdeiros das promessas que Deus fez a Abraão.

Porém não acolhem Jesus como enviado pelo Pai e estão no pecado porque querem mata-lo. Jesus afirma que pelo pecado o homem cai na escravidão: “todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo”.

A palavra de Jesus é como uma luz apontando para nós a “escravidão” de nossas atitudes egoístas e orgulhosas. Jesus é a verdade e nos libertará do pecado; o homem, por suas forças, não pode libertar-se do pecado.
Só o Filho de Deus pode libertar do pecado e nos colocar no verdadeiro relacionamento com Deus. Jesus é o Filho e vem libertar da escravidão do pecado. Jesus nos põe em relacionamento com Deus pela conversão, pelo dom do Espírito Santo. Seu amor nos transforma, nos livra do pecado para vivermos como filhos.
Quem é humilde, quem ama o próximo como Jesus, está praticando a verdade, está perto de Deus.

A reação dos judeus é querer eliminar Jesus. Os judeus enquanto permanecem no seu pecado não podem compreender que ele é enviado pelo Pai.

Não basta se cristão por herança, por tradição. É necessário ser cristão por fé, por doação. É necessário buscar a verdade de Deus que criou este universo. Só Jesus nos revela a verdadeira sabedoria da vida.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, você não foi acolhido pelos judeus, o povo que seu Pai preparou com Abraão e os profetas. Também nós temos o privilégio de nascer na Igreja. Não queremos ficar descuidados pela herança da fé recebida dos santos. Nós também queremos fazer nosso esforço para viver a verdade que você nos oferece através da Igreja e do seu Evangelho.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.

“Todos com o Haiti”: devastado pela violência.

O país caribenho está passando por uma escalada sem precedentes de violência por parte de grupos criminosos e dias de instabilidade política.
A Caritas Haiti está tentando não deixá-los sozinhos em um momento em que muitas organizações humanitárias tiveram que reduzir ou suspender suas atividades por medo de serem atacadas ou por falta de necessidades básicas. Com o porto e o aeroporto internacional bloqueados por gangues armadas, há mais de dez dias a ilha não recebe os suprimentos de que depende. Os armazéns com mantimentos estão localizados perto do porto de escala, mas estão inacessíveis devido aos combates.

O Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), da Confederação de Religiosos da América Latina e do Caribe (CLAR) e da Cáritas América Latina convoca os fiéis para um “Dia Continental de Oração” pelo Haiti na próxima sexta-feira, 22 de março.
“Que nossas celebrações da Quaresma nesse dia sejam acompanhadas de orações pelo Haiti. Nossa iniciativa é também uma forma de chamar a atenção para essa grave e dramática crise. Vamos nos unir ao clamor do povo haitiano para que sua voz seja ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia e compaixão de Deus por seus filhos.

A Penitenciária incendiada