LEITURA ORANTE – “O grão de trigo entrega sua vida e produz fruto. O amor se doa até o fim para fazer a vida existir.” – Domingo – 17/03/2024

5 Domingo Quaresma – B =
Jo 12, 20-33: O grão de trigo entrega sua vida e produz fruto. O amor se doa até o fim para fazer a vida existir.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

20 Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa.*
21 Estes se aproximaram de Filipe (aquele de Betsaida da Galiléia) e rogaram-lhe: Senhor, quiséramos ver Jesus.
22 Filipe foi e falou com André. Então André e Filipe o disseram ao Senhor.
23 Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora para o Filho do Homem ser glorificado.
24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.
25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna.
26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

27 Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?… Pai, salva-me desta hora… Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.
28 Pai, glorifica o teu nome! Nisto veio do céu uma voz: Já o glorifiquei e tornarei a glorificá-lo.*
29 Ora, a multidão que ali estava, ao ouvir isso, dizia ter havido um trovão. Outros replicavam: Um anjo falou-lhe.
30 Jesus disse: Essa voz não veio por mim, mas sim por vossa causa.
31 Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo.*
32 E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.
33 Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus entrou solenemente em Jerusalém aclamado pelo povo. Alguns estrangeiros gregos pedem aos discípulos: “Queremos ver Jesus”. Queremos conhecer Jesus, sua mensagem, sua missão.

E Jesus se dá a conhecer em sua missão redentora pela paixão e morte, e sua glória: Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto.

Isto vale também para nós: Também nós junto com os discípulos, queremos contemplar Jesus em sua missão:
26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.
Jesus nos ensina a superar o instinto de conservar a vida nesta terra, para ter um resultado superior na vida eterna. Quem perder a vida nesta terra, a reencontrará, a guarda para a vida eterna, mas quem quiser conservá-la, a perderá para sempre (Jo 12,25), Jesus fala de “perder a própria vida para salvá-la”, morrer para dar fruto. De odiar a própria vida para que ela possa florescer em vida eterna.

Jesus está para enfrentar a sua hora suprema e sente-se perturbado, mas aceita tudo para glorificar o Pai salvando a humanidade. O Pai é glorificado pela vida de Jesus, e será glorificado ainda mais pelo seu amor confiante até a cruz.
Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?… Pai, salva-me desta hora… Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.
28 Pai, glorifica o teu nome!
Jesus se sente solidário com seus irmãos pecadores, e cumpre toda a justiça recebendo o castigo dos pecadores.
Jesus sente-se angustiado ao enfrentar a maldade humana que o levou até a paixão e morte Ele morreu como um escravo e um malfeitor, mas torna-se o início de uma nova humanidade, torna-se fonte de vida, de vitória. Jesus explica com a comparação da semente: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só um grão de trigo, mas se morre, então produz muito fruto”, o grão de trigo se doa totalmente para fazer germinar a planta até produzir muitos grãos. É necessário que Ele se entregue totalmente, até a morte, para resgatar a humanidade do pecado e entrar na glória.

Jesus é aquele que é levantado da terra, aquele que com sua obediência glorifica o Pai, e na Ressurreição é glorificado porque leva todos os homens no seu caminho de entrega e ressurreição.
32 E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim.
Quando Jesus é glorificado? Jesus é glorificado na cruz, porque na cruz ele mostra todo o amor a Deus e à humanidade. Este amor sofrido vence “o príncipe deste mundo”.

Também nós vamos contemplar o amor gratuito de Jesus que se doa a nós, para nossa salvação.
O cristão glorifica o Pai quando ama e obedece também no sofrimento. Por isso recebe em sua pessoa o mesmo Espírito que levava Jesus a cumprir sua missão e sua entrega.

3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, é bonito se doar quando somos rodeados pelo carinho das pessoas.
Porém a violência da maldade humana é assustadora, e você sentia-se angustiado ao enfrentar a maldade humana que se manifestou na sua paixão e morte. Mas você não vacilou porque sabia que sua doação total era o maior ato de amor que o Pai esperava da criação, com isso você glorificou o Pai e salvou a humanidade.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento