LEITURA ORANTE – “Transfiguração de Jesus.” – Domingo – 25/02/2024

Mc 9,2-10 = Transfiguração de Jesus.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

2 Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte.

3 E transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas.

4 Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus.

5 Pedro tomou a palavra: Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.

6 Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados.*

7 Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o.

8 E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles.

9 Ao descerem do monte, proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.

10 E guardaram esta recomendação consigo, perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus está se preparando para ir a Jerusalém onde haverá a realização final da salvação através da paixão, morte e ressurreição. Quer preparar também os discípulos para acompanha-lo, mas eles têm dificuldade, porque Jesus fala em morte. O ser humano deseja ser feliz, realizar-se, não aceita o sofrimento da luta entre o bem e o mal.

Então Ele leva os três mais íntimos, Pedro, João e Tiago, sobre um monte alto para tomar parte do seu encontro com o Pai na oração. Só que quando chegam lá em cima, os três discípulos cansados não acompanham Jesus na oração e dormem.

Jesus fica sozinho rezando, conversando com o Pai. Enquanto fala com o Pai Jesus é transfigurado. No meio de tamanha luz sobrenatural aparecem os profetas do Antigo Testamento – Moisés e Elias – conversando com Jesus, sobre a sua saída desta vida terrena para ir à glória do Pai.

A transfiguração é um acontecimento sobrenatural que se manifesta na humanidade de Jesus, e os discípulos podem ver o Reino de Deus realizar-se com poder, como prenúncio da ressurreição.

Pedro, Tiago e João acordam e veem Jesus nesta grande luz, a luz de Deus. Pedro quer ficar na luz da glória, e propõe fazer três tendas e ficar ali para sempre. Eles não compreendem que Jesus está falando do modo pelo qual é necessário passar pelo dom total de si mesmo até a morte para poder chegar à glória.

O dom total ao Pai leva Jesus a enfrentar o mundo do mal para colocar amor onde há ódio, mansidão onde há violência, obediência onde há orgulho desobediente. Depois desta entrega total de si mesmo ao Pai e à humanidade até morte receberá do Pai a vida nova da ressurreição e depois a glória será o grande presente de Deus Pai ao Filho sempre obediente. Deus não poupou seu próprio Filho, e o entregou por nós e, com ele, deu-nos tudo.

Então a voz misteriosa vinda o céu confirma que Jesus é o Messias, o Filho que ama o Pai e os homens com toda a sua vida, com todas suas forças: ”Este é o meu Filho muito amado; ouvi-o”.  O Pai manda obedecer e seguir o caminho de seu Filho também quando passa pela cruz, porque este é o verdadeiro caminho da glória.

Ao descerem do monte ordenou-lhes que a ninguém contassem. A Transfiguração é uma visão da glória. Esta visão deve ser meditada no coração, e não podem contar para ninguém. Depois da transfiguração Jesus desce à planície e continua sua vida normal de pregação, fazendo o bem, apesar da perseguição.

É nosso desejo ficar sempre na alegria na felicidade, e somente na oração podemos avivar nossa fé.

Vivemos o sofrimento junto com Jesus que sofre as consequências do pecado da humanidade. Primeiro vem o dom total para tirar o pecado e depois a glória será o grande presente de Deus Pai ao Filho sempre obediente e àqueles que acompanham Jesus.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Senhor Jesus, somos como os discípulos que não oram junto com você e não compreendem. É bonito seguir você quando tudo vai bem, mas quando chegam as dificuldades não compreendemos, e até reclamamos.

Ajuda-nos em nosso encontro com o Pai, especialmente na leitura orante, para superar o sono e as outras preocupações normais do dia a dia. Nesta quaresma ajuda-nos a reservar tempo para a oração, para ver os acontecimentos de nossa vida com o olhar de Deus.

 Ó Pai, ajudai-nos a ouvir e obedecer a Cristo, vosso Filho amado: Ele é o nosso caminho. Seguindo-o chegaremos até Vós, nosso Pai.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,

e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.