Mc 1,12-15 = Jesus vence o demônio e anuncia o Reino de Deus: Convertei-vos e crede no Evangelho.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.
1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.
12 E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13 Aí esteve quarenta dias. Foi tentado pelo demônio e esteve em companhia dos animais selvagens. E os anjos o serviam.
14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15 “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.”
2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .
O Filho de Deus é obediente ao Espírito (“Todos os que se deixam levar pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” Rm 8,14).
Depois do Batismo, o Espírito impele Jesus para o deserto.
Jesus antes de começar sua atividade messiânica tem de ser provado.
O deserto é lugar em que o ser humano não tem nenhuma distração, (nem celular), é lugar de encontro com Deus, também é lugar em que está sozinho a enfrentar as provações e as dificuldades da vida.
Satanás é o adversário, que procura desvirtuar e frustrar o projeto de Deus.
Jesus vence a tentação de Satanás. Convive pacificamente com animais selvagens, os anjos estão a seu serviço.
Os quarenta dias correspondem aos quarenta dias de Moisés e de Elias no deserto.
A tentação no deserto resume o conflito que Jesus vai experimentar em toda a sua vida. Deverá enfrentar os representantes das forças do mal que escravizam os homens. E Deus o sustentará nessa luta.
“O Reino de Deus está próximo”: Superada a provação no deserto, Jesus está pronto para anunciar que agora o Reino de Deus já começou no coração de Jesus, e deve começar também no coração dos homens através da fé e da conversão.
Há dois reinos: o reino em que domina a vontade humana, egoísta e orgulhosa. O Reino de Deus em que domina a vontade de Deus, que é o amor a Deus e ao próximo. Pai é Rei no coração humano de Jesus: Jesus é totalmente do Pai, e o Pai é totalmente de Jesus e lhe dá todos seus bens. A partir de Jesus, Deus quer reinar no coração de todos os homens.
Completou-se o tempo de espera, a partir de Jesus Deus quer reinar no coração de todos os homens.
3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.
Jesus, Adão e Eva foram tentados e caíram. Você é o Novo Adão, foi tentado e venceu: no deserto você estava totalmente entregue nas mãos do Pai, por isso ele enviou seus anjos para assistir nas dificuldades e a sua convivência com a criação era de paz, e não de rivalidade. Por causa de nossa cobiça temos violência entre nós e abusamos da natureza.
Agora você anuncia o Evangelho convidando-nos à conversão para participar do Reino de Deus. Que seu Espírito nos ajude no caminho da conversão que estamos fazendo nesta quaresma e que colaboremos para a chegada do Reino de Deus.4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.