Mc 8,11-13 = Os fariseus reclamam de Jesus um prodígio.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.
1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.
11 Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com ele e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova.
12 Jesus, porém, suspirando no seu coração, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo: jamais lhe será dado um sinal.
13 Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem.
2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .
Jesus já fez muitos milagres: curou cegos, leprosos, expulsou os demônios, multiplicou pães e peixes. Através destes sinais quer que os judeus poderiam compreender que ele é o Messias esperado realizando o Reino de Deus. Os milagres são um apelo à fé e à conversão para entrar no Reino de Deus.
O povo sofrido procurava Jesus e louvava a Deus pelas curas e por todo gesto de bondade.
Os fariseus, por má disposição, atribuem estas curas ao demônio e não reconhecem que vem da bondade de Deus. Agora provocam Jesus pedindo um sinal do céu, algo extraordinário. A intenção deles não é a fé, mas pôr à prova Jesus, para discutir com ele.
Jesus sabe que eles estão de coração fechado e que sempre interpretam mal suas ações, suspira no seu coração, um suspiro que vem do amor que tem por eles e do sofrimento vendo que eles não se convertem ao Reino dos céus. Ele não dá nenhum “sinal vindo do céu”, porque nenhum sinal vale para quem não tem disposição.
E os priva de sua presença, partindo para evangelizar em outros lugares.
Hoje há igrejas que prometem saúde e bem estar, ficam cheias de pessoas procurando estes benefícios materiais, mas não procuram conversão ao amor de Deus.
A conversão é fruto de amor, e não da força das provas, por isso quem não tem disposição sincera, quem não tem coração puro, não aceitará nenhum sinal, e sempre achará algum motivo para discutir.
O grande sinal do Reino de Deus é Jesus, que por amor se oferece ao Pai como mediador e sacrifício para a Nova Aliança.
Jesus está sempre conosco na Eucaristia. Na adoração ficamos em comunhão com ele e recebemos as graças de seu amor. Às vezes nossa fé gostaria de ver algum sinal extraordinário.
Confiemos na presença de Jesus e sua misericórdia.
3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.
Jesus, você sempre atende a quem pede com fé humilde, mas agora é desafiado pelos fariseus, e diante desta provocação suspira e sofre porque não pode fazer nada diante de corações fechados. Sua resposta é ir embora procurando outras pessoas mais dispostas para acolher o Reino de Deus.4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.