LEITURA ORANTE – “Jesus é o profeta que ensina com autoridade e tem poder sobre os espíritos maus.” – Domingo – 28/01/2024

Mc 1,21-28 = Jesus é o profeta que ensina com autoridade e tem poder sobre os espíritos maus.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

21 Dirigiram-se para Cafarnaum. E já no dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e pôs-se a ensinar.

22 Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.*

23 Ora, na sinagoga deles achava-se um homem possesso de um espírito imundo, que gritou:

24 “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!*

25 Mas Jesus intimou-o, dizendo: “Cala-te, sai deste homem!”

26 O espírito imundo agitou-o violentamente e, dando um grande grito, saiu.

27 Ficaram todos tão admirados, que perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Eis um ensinamento novo, e feito com autoridade; além disso, ele manda até nos espíritos imundos e lhe obedecem!”

28 A sua fama divulgou-se logo por todos os arredores da Galiléia.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus escolhe Cafarnaum como cidade base para suas viagens missionárias pela Galileia.

De sábado vai para a sinagoga e ensina com uma autoridade que é superior às dos escribas. Até mesmo os maus espíritos prostram-se diante dele.

Qual é o segredo da autoridade de Jesus? Na Sinagoga Jesus ensina o que está vivendo, a sua experiência na convivência pessoal com o Pai, por isso o povo reconhece a força deste ensinamento. O Mestre anuncia aquilo que o Pai lhe confia.

Na sinagoga está presente um homem dominado pelo espírito mau que oprime e impede sentir a ação amorosa do Pai do céu. O demônio sente vacilar o seu reino, por isso tenta causar confusão revelando Jesus de modo indevido, e o homem começa a gritar: “Que tens tu conosco, Jesus de Nazaré? Vieste perder-nos? Sei quem és: o Santo de Deus!”

Mas Jesus sabe das artimanhas do demônio, manda calar a gritaria.

Jesus é mais forte e dá ordens: “Cala-te, sai deste homem!”, manda deixar livre o homem da dominação do mal.

Jesus vem para libertar a humanidade do poder do maligno.

Jesus ensina e age com autoridade, não procura sucesso, mas quer servir ao Pai e libertar a humanidade.

Hoje o demônio se serve também da internet para dominar a mentalidade das pessoas divulgando ideias de divisão e ódio, pornografia que escraviza as fantasias, e até jogos que levam nossos adolescentes à morte.

Hoje a Palavra de Deus é vivida na comunidade cristã. Quando a comunidade é fervorosa, continua a ação de Jesus que liberta as pessoas. Precisamos viver o que pregamos. Se falamos da vida com Deus, primeiro temos de vivê-la. Se falamos da caridade, precisamos praticá-la primeiro.

Mas quando a comunidade está acomodada não manifesta a autoridade de Jesus.

Pior ainda quando quem é responsável pela comunidade quer mandar e não servir.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, pedimos que nossa comunidade seja fiel ao seu evangelho, para anunciar sua presença que liberta do mal. Que a nossa fé não seja apenas uma doutrina ensinada com palavras, mas seja vida de amor a Deus que liberta e salva os irmãos. Assim o seu poder se manifestará também na nossa comunidade.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento