LEITURA ORANTE – “Missão dos setenta e dois discípulos.” – Sexta-feira – 26/01/2024

Lc 10,1-9 Missão dos setenta e dois discípulos

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.*

2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.

3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.

4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.

5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!

6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.*

7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.

8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.

9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Timóteo e Tito foram os melhores colaboradores do Apóstolo Paulo em suas atividades de evangelização, especialmente nos anos em que ele ficou preso nas cadeias do Império romano.

Por isso hoje a liturgia nos lembra que Jesus, além dos doze apóstolos, envia mais setenta e dois discípulos à sua frente para preparar o caminho. Envia-os dois a dois, por causa da convivência evangélica. Antes de pregar o amor para os outros, devem praticar o amor entre eles.

Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos: Não são enviados para condenar, mas para salvar, ser como Jesus que foi o cordeiro de Deus que se imolou pela salvação. Os discípulos vão levar o Reino de Deus, levam a paz de Jesus, eles curam a alma e o corpo.

Eles não buscam conforto par si mesmo, mas confiam na providência, porque o operário é digno do seu salário. Ajudam os fiéis, confiam no Espírito Santo que está trabalhando no coração de todos. Quem vê os resultados é Deus, que vê o interior do coração.

Timóteo era filho de pai pagão e de mãe judeu-cristã, Eunice, participava ativamente da comunidade cristã que São Paulo fundou em Listra. A Comunidade de Antioquia deu bom testemunho sobre Timóteo, por isso Paulo levou consigo este discípulo nas viagens missionárias. Ele colaborou com São Paulo na evangelização e organização das Igrejas entre os pagãos. Assistiu Paulo na prisão, até a libertação. Paulo o colocou como Bispo à frente da comunidade eclesial do Éfeso.

Tito, pagão convertido também foi companheiro de São Paulo na atividade missionária, e assistiu o Apóstolo quando estava preso pela segunda vez. Mais tarde São Paulo o encarregou como Bispo na direção da Igreja de Creta.

Os dois discípulos são destinatários de três cartas “pastorais” em que o apóstolo dá orientações sobre como organizar as Igrejas.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Jesus, todos sentem necessidade da paz, mas muitos são egoístas e perturbam a paz da convivência humana. Você enviou seus discípulos como cordeiros entre lobos para salvar e não para condenar. Por isso no coração levavam a sua paz e a transmitiam a quem era sensível à paz de Deus acolhia o evangelho do Reino do amor gratuito de Deus. Ajuda-nos a viver a paz entre nós para que sejamos promotores da paz em nossa comunidade.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: