Mc 3,20-21 = Jesus cercado pela multidão.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
20 Dirigiram-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento.
21 Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: “Ele está fora de si.”
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O povo está sofrendo, abandonado, mas sente o apoio de Jesus.
Jesus está cercado pela multidão e dedica-se ao povo, não tem tempo nem para descansar, nem para comer.
Os parentes de Jesus dizem que é uma loucura esquecer de si mesmo para dedicar-se aos outros. A situação se torna mais difícil porque as autoridades de Jerusalém tem ciúme e o acusam falsamente de ser movido pelo espírito do mal.
Então os parentes se dirigem de Nazaré até Cafarnaum para pegá-lo e trazê-lo de volta. Dizem: “Ele está louco, ele está fora de si”. Realmente os parentes interpretam Jesus de modo humano e querem dominá-lo por medo que crie confusão para eles.
Mais tarde, muitos desses parentes abriram os olhos, se converteram e acompanharam Jesus. Isto significa que eles também eram pessoas honestas, que no princípio não compreenderam bem o agir de Jesus mas depois que compreenderam, se converteram tornando-se ótimos discípulos.
Realmente é difícil compreender uma pessoa a partir de nossos conceitos, de nossas mentalidades. Muitas vezes nós interpretamos os outros, não a partir da verdade, mas a partir de nossa forma de pensar, de nossos interesses, de nossos medos. O nosso modo de interpretar os outros é muito ignorante, é muito parcial.
Podemos compreender o outro somente quando nos colocamos na situação do outro, e olhamos para ele com o olhar de Jesus.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor, Jesus, você não se preocupava consigo, mas com o povo necessitado. Realmente para a mentalidade humana isto é uma loucura, mas para o cristão é resultado do amor de Deus. Peço para também eu pôr como prioridade olhar as necessidades dos outros, porque o que realiza as pessoas é somente o amor aos outros.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: