LEITURA ORANTE – “Jesus cura uma pessoa em dia de sábado.” – Quarta-feira – 17/01/2024

Mc 3,1-6 = Jesus cura uma pessoa em dia de sábado.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

1 Noutra vez, entrou ele na sinagoga e achava-se ali um homem que tinha a mão seca.

2 Ora, estavam-no observando se o curaria no dia de sábado, para o acusarem.

3 Ele diz ao homem da mão seca: “Vem para o meio.”

4 Então lhes pergunta: “É permitido fazer o bem ou o mal no sábado?  Salvar uma vida ou matar?” Mas eles se calavam.

5 Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: “Estende tua mão!” Ele estendeu-a e a mão foi curada.

6 Saindo os fariseus dali, deliberaram logo com os herodianos como o haviam de perder. *

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Jesus veio para anunciar o Reino de Deus, que ama suas criaturas e quer a saúde do corpo e da alma.

Mas a sociedade onde ele está é controlada por autoridades que defendem seus privilégios, ditam leis e costumes que deixam os mais fracos à margem da sociedade. Então para mostrar a verdade do amor de Deus Jesus deve enfrentar a oposição das autoridades do Sinédrio, da sinagoga, dos escribas e fariseus.

Nesta passagem do evangelho temos mais um episódio que representa as hostilidades que Jesus encontra para anunciar o Reino do amor de Deus.

Jesus entra de novo na sinagoga. Entre os presentes está um homem com a mão seca por causa de paralisia. Os fariseus diziam que em dia de sábado não se podia trabalhar nem curar.

Então ele mesmo provoca uma situação para fazer compreender o seu ensinamento. Chama o doente no meio da sinagoga e pergunta “É permitido no sábado fazer o bem ou o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”. Os judeus se calam e Jesus fica indignado constatando a atitude cheia de orgulho e hipocrisia. Ele mesmo dá a ordem: “Estenda a sua mão”.

As autoridades sentem-se desafiadas e decidem eliminar Jesus considerado um subversivo contra a lei deles.

Jesus quer mostrar que a verdadeira finalidade da religião é de adorar a Deus que ama a pessoa humana.

Deus não precisa que nós guardemos as leis e ritos, Deus precisa que nós nos amemos uns aos outros e que tudo façamos para o bem uns dos outros. A glória de Deus é o homem vivo. Jesus cura e pede que nós olhemos para a necessidade de nossos irmãos. Devemos colocar a vida humana em primeiro lugar, nem que seja para pagar com a nossa própria vida como ele pagou com a sua própria vida.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, você veio para anunciar o Reino de Deus, que é vida. Mas seu anúncio contrariava os interesses dos que dominavam a sociedade, e para não perder o prestígio sobre o povo decidiram eliminar você. Assim mesmo você tentou cumprir uma ação bem visível na sinagoga, um ambiente em que eles dominavam, e arriscou a sua vida para que o povo pudesse ver claramente onde está o Reino da Vida, e onde está a dominação da morte. Dá-me a sua coragem para defender meus irmãos também quando isso me custa caro.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

Na Nicarágua o governo colocou na prisão e deportou dois bispos e vários padres que protestavam contra as injustiças da ditadura do presidente Daniel Ortega.

Nestes primeiros dias de 2024, o Papa fez dois apelos em prol da Nicarágua. No Angelus de 1o de janeiro, pediu aos fiéis que rezassem pelo país:

“Acompanho com preocupação o que está acontecendo na Nicarágua, onde bispos e sacerdotes foram privados da liberdade. Expresso a eles, a suas famílias e a toda a Igreja no país a minha proximidade na oração. À oração insistente convido também todos vocês aqui presentes e todo o povo de Deus, enquanto faço votos de que se busque sempre o caminho do diálogo para superar as dificuldades. Rezemos pela Nicarágua hoje.”ORAÇÃO FINAL em agradecimento