LEITURA ORANTE – “O tempo de Jesus é tempo de festa, e em tempo de festa não tem jejum” – Segunda-feira – 15/01/2024
Mc 2,18-22 = O tempo de Jesus é tempo de festa, e em tempo de festa não tem jejum.
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
18 Ora, os discípulos de João e os fariseus jejuavam. Por isso, foram-lhe perguntar: “Por que jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não jejuam?”
19 Jesus respondeu-lhes: “Podem porventura jejuar os convidados das núpcias, enquanto está com eles o esposo? Enquanto têm consigo o esposo, não lhes é -possível jejuar.
20 Dias virão, porém, em que o esposo lhes será tirado, e então jejuarão.
21 “Ninguém prega retalho de pano novo em roupa velha; do contrário, o remendo arranca novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão.
22 E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho os arrebentará e perder-se-á juntamente com os odres mas para vinho novo, odres novos.”
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Os fariseus tem uma mentalidade fundada nas obrigações de obediência aos preceitos da Aliança do Sinai e jejuam para cumprir a lei. Os fariseus não jejuam por amor a Deus, mas por obrigação, e criticam os outros.
Perguntam a Jesus: “Porque os teus discípulos não jejuam?”.
Jesus responde que começou um tempo novo: o tempo da Nova Aliança.
Jesus é o esposo que vem para celebrar a Nova Aliança com a humanidade, é como uma festa de casamento. O tempo em que Jesus anuncia o Reino de Deus é tempo de festa. Em tempo de festa não tem jejum. Seus discípulos são os amigos do esposo que participam da festa, iluminados pelo Espírito Santo formam sua mentalidade de convivência pacífica seguindo exemplo e a palavra de Jesus.
Mais tarde quando pela paixão e morte, o esposo for tirado e terminar esta festa os discípulos jejuarão. Então o jejum será sinal do desejo da vinda gloriosa de Jesus.
A sabedoria popular ensina que o vinho novo tem fermentação que incha e arrebenta os odres velhos, portanto o vinho novo pode ser colocado somente em odres novos.
O Espírito Santo que Jesus doa aos seus discípulos forma uma família nova onde a convivência e intimidade com Jesus pede um coração novo. É a festa da Nova Aliança em que os pecadores se convertem, se abraçam e sentam à mesa com o Messias. A Nova Aliança em Jesus é algo novo, e não um remendo aplicado à Antiga Aliança do Sinai.
Os fariseus apegados à mentalidade de obrigações não compreendem a força que anima os discípulos de Jesus.
Eu faço jejum por causa da lei, ou por amor a Jesus? O amor gratuito leva ao serviço generoso aos irmãos, imitando Mestre manso e humilde de coração.
Meu jejum é solidariedade com a humanidade que sofre, e confia na festa da vida eterna com Jesus.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, você se comparou com o noivo que faz a festa do casamento. Você nos dá o Espírito Santo que nos leva a agir com a generosidade do amor, e não somente por obrigação ou por medo do castigo do pecado. Ensina-me a viver o Evangelho com liberdade, por amor a Deus e aos irmãos, e não criticar quem faz diferente de mim.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.