LEITURA ORANTE – “Vocação de Mateus-Levi; Jesus com os “pecadores”” – Sábado – 13/01/2024

13-01 2024 LEITURA ORANTE
1 Comum Sábado =
Mc 2,13-17 = Vocação de Mateus-Levi; Jesus com os “pecadores”.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

13 Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.*
14 Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: “Segue-me.” E Levi, levantando-se, seguiu-o.*
15 Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.
16 Os escribas, do partido dos fariseus,. vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: “Ele come com os publicamos e com gente de má vida? “
17 Ouvindo-os, Jesus replicou: “Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores.”

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Jesus está na cidade de Cafarnaum, evangelizando, rodeado por alguns discípulos. Passa na frente do posto fiscal onde o governo romano cobra os impostos, e vê que há uma pessoa que presta atenção às suas palavras: Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação. Jesus vê em Levi uma disposição interior para se converter, ser discípulo, e o chama: “Segue-me.”
E Levi, levantando-se, segue Jesus para sempre.

Os cobradores de impostos eram desprezados pelos judeus porque colaboravam com a dominação romana, cobrando impostos e, em geral, aproveitando para cobrar mais do que o devido.
A profissão de Levi e o desprezo do povo contra os fiscais do governo não são razões que impeçam Jesus de escolher Levi para seu discípulo. Jesus escolhe a quem ele quer, exige apenas que a pessoa corresponda ao chamado. Levi sente o amor de Jesus tocando seu coração, deixa o seu passado para trás, e segue Jesus. Torna-se discípulo aprendendo a confiar totalmente no Pai. Até dá uma festa para mostrar a seus amigos o agradecimento ao divino Mestre pelo chamado.
Jesus come com os pecadores porque Deus se alegra pela conversão e a volta de seus filhos para o abraço do Pai. Ao contrário, os fariseus ficam surpresos vendo Jesus comendo com aqueles que eles chamam de pecadores.

Deus quer salvar e não destruir suas criaturas. Temos a tendência de eliminar quem está errado, porque nos cria dificuldade. A salvação não está em desprezar quem está errado, porque todos estamos no pecado, mas é necessário reconhecer-nos pecadores, para aceitar o convite de Jesus que nos chama à conversão ao Pai.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, você não quer condenar, mas prefere sacrificar-se você mesmo para salvar os seus irmãos pecadores. Ajuda-nos com o dom da sabedoria para descobrir o bem que há nas pessoas, ter paciência com eles, valoriza-los e ajuda-los a sair de seu pecado.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.