10-01 LEITURA ORANTE
1 Tempo comum Quarta f. = Mc 1,29-39 = Cura da sogra de Pedro e outros doentes.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
29 Assim que saíram da sinagoga, dirigiram-se com Tiago e João à casa de Simão e André.
30 A sogra de Simão estava de cama, com febre; e sem tardar, falaram-lhe a respeito dela.
31 Aproximando-se ele, tomou-a pela mão e levantou-a; imediatamente a febre a deixou e ela pôs-se a servi-los.
32 À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram-lhe todos os enfermos e possessos do demônio.
33 Toda a cidade estava reunida diante da porta.
34 Ele curou muitos que estavam oprimidos de diversas doenças, e expulsou muitos demônios. Não lhes permitia falar, porque o conheciam.
35 De manhã, tendo-se levantado muito antes do amanhecer, ele saiu e foi para um lugar deserto, e ali se pôs em oração.
36 Simão e os seus companheiros saíram a procurá-lo.
37 Encontraram-no e disseram-lhe: “Todos te procuram.”
38 E ele respondeu-lhes: “Vamos às aldeias vizinhas, para que eu pregue também lá, pois, para isso é que vim.”
39 Ele retirou-se dali, pregando em todas as sinagogas e por toda a Galileia, e expulsando os demônios.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
A sogra de Pedro é a primeira beneficiária do poder curador de Jesus, transmitido pelo contato da sua mão. Uma vez curada ela coloca-se ao serviço de Jesus e de seus discípulos.
A casa de Pedro sempre foi um centro onde Jesus costumava hospedar-se em suas peregrinações pela Galileia.
Ao anoitecer, terminado o repouso do sábado, os moradores da cidade foram até a casa do pescador Pedro, levando a Jesus todos os enfermos e possessos do demônio. Jesus não descansa, mas atende a todos os que o procuram com fé. Jesus assume o sofrimento de todos.
Jesus cura muitas pessoas, liberta os possessos do espírito mau, mas não permite que os demônios falem, porque estas gritarias só criam confusão e não convertem ninguém.
Jesus não é um curandeiro que cura todos, mas cura muitas pessoas que confiam nele. Estas curas e libertação dos maus espíritos tem a finalidade de mostrar o Reino da misericórdia de Deus. Jesus veio para anunciar o Evangelho, para converter o coração das pessoas, e o coração se toca devagar, aos poucos, com uma conversão profunda.
É bem acolhido em Cafarnaum e querem segura-lo para que continue curando: é a tentação do sucesso, mas ele não fica acomodado onde é bem acolhido. Jesus não pensa em si mesmo, mas na vontade do Pai
No silêncio da noite, em lugar deserto, procura a intimidade com o Pai, que lhe mostra a sua vontade de anunciar o evangelho a todas as ovelhas perdidas de Israel, então parte para outras aldeias.
Neste mundo sempre teremos pessoas doentes, e Jesus mostra como nós devemos agir para realizar o Reino de Deus. Compaixão e solidariedade para com os doentes e sofredores. Na doença confiamos na presença de nosso Pai, por isso devemos pedir com fé a cura pelos nossos queridos, por aqueles que sofrem mais.
O dia de Jesus sempre começa com a oração ao Pai, porque o encontro com o Senhor é a fonte de nossa ação e sem Deus não podemos fazer nada de bom.
Sempre imitar Jesus que aceitou os sofrimentos que encontrava em seu dia a dia.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, você é o missionário do Pai para a humanidade. Durante seu ministério anunciou o Reino de Deus somente no meio do povo de Israel que tinha sido preparado pelos profetas, mas depois de sua ressurreição enviou os discípulos a todas as nações, e nós continuamos cumprindo o seu mandato de realizar o Reino de Deus.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento