LEITURA ORANTE – “Anunciação a Maria” – Quarta-feira – 20/12/2023

20-12
Advento 20 de dezembro. =
Is 7,10-14: Profecia: Eis que uma virgem conceberá.
Lc 1,26-38 = Anunciação a Maria

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.
28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.
29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.
30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.
32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*
33 e o seu reino não terá fim.
34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?
35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.
36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,
37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.
38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Deus quer salvar a humanidade e quer depender da livre adesão da criatura humana: Maria é a pobre filha do povo de Israel que, depois de longa espera, acolhe o Messias.

Quando chega o tempo estabelecido Deus envia seu anjo Gabriel à jovem Maria, noiva de José, que é da descendência de Davi. Segundo o costume, o noivado demora um ano em preparação ao casamento.

Gabriel transmite a mensagem do mistério de Deus: “Alegra-te, agraciada repleta dos favores de Deus, cheia de graça”.
Deus pede a Maria colaborar na realização do Plano divino: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria sente que é chamada a ser a mãe do Messias, que o povo de Israel espera desde a promessa de Deus ao rei Davi.

Maria se põe a disposição de Deus sem reserva, mas ainda não está casada, por isso pergunta ao anjo: “Como se fará isso, pois não tenho intimidade com homem”?
Responde-lhe o anjo: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.”

Maria conserva a sua liberdade para aceitar ou recusar, sente-se serva ao serviço do Senhor, e coopera com generosidade ao plano de Deus. Maria aceita e assim começa a existência de Jesus, o nosso Salvador. A concepção de Jesus no seio de Maria é obra do Espírito Santo que renova a criação.
Pelo sim dela começa uma nova história para a humanidade porque Jesus em sua pessoa eleva a natureza humana à dignidade de ser filho de Deus.

Nós nos preparamos para celebrar o Natal tendo a mesma disposição de Maria em obedecer a Deus nas situações em que nos encontramos. É necessário que permitamos a Deus realizar suas maravilhas através de nós, assim como realizou através de Maria.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Maria, na obediência você permitiu a Deus realizar as maravilhas da salvação. Você é a mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo, que teve por berço um estábulo de animais, e por trono a cruz. Ajuda-nos a compreender que os valores do Reino de Deus não são coisas materiais, mas as bem-aventuranças que Jesus proclamou a seus discípulos. Também nós obedecendo ao seu evangelho podemos participar de seu reino eterno.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final

Leave a comment