18-12 LEITURA ORANTE
Segunda f. 18 de dezembro Advento =
Jer 23,5-8: Profecia: Farei nascer um descendente de Davi, e fará valer a justiça e a retidão.
Mt 1,18-24 = Anunciação a José. Jesus vai nascer na descendência de Davi.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.
- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.
18 Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.
19 José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente.
20 Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.*
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:
23 Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco.
24 Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.
- Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .
No Advento a Igreja nos prepara ao Santo Natal apresentando José, descendente do Rei Davi, escolhido para ser o esposo de Maria e pai de criação de Jesus.
Deus realiza sua promessa de salvar a humanidade. Neste dom divino da salvação Deus quer ter a cooperação de José, esposo de Maria. José é “filho de Davi”, descendente do rei Davi, e também Jesus será com justiça chamado “filho de Davi”.
Deus prepara Maria e José para formar a família humana onde o seu Filho deve nascer. José tinha seus legítimos sonhos humanos a respeito de seu futuro matrimônio com Maria, e quando percebe que não pode realiza-los, não reage em modo violento, mas retira-se respeitando o segredo da noiva.
Deus entra no coração de José pedindo colaboração a este nascimento, que é superior às forças humanas. O Anjo do Senhor anuncia a José que a promessa do Messias está se cumprindo através de Maria, a virgem noiva de José. José aceita com fé, confiando que com a ajuda divina poderá cumprir sua missão de esposo da mãe do Messias e pai responsável pelo Emanuel, Deus conosco.
Só quem tem coração humilde purificado tem disposição para acolher Jesus e o Reino de Deus. Deus ama a humanidade também através da pessoa e da colaboração de José.
- Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.
Meu Deus, também eu tenho minha missão na humanidade e na minha comunidade. Dá-me a mesma disposição de José. E nos momentos de dúvidas e insegurança, manda seu anjo para me orientar e confortar.
José, você era noivo de Maria e tinha seus planos para o futuro, após a celebração do matrimônio. Mas Deus também tem seus planos muito mais amplos, para a salvação da humanidade, e pede sua colaboração. Você obedece e assume uma paternidade muito superior, mas na generosidade de seu coração se entrega confiando na presença amorosa de Deus.
- Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.