LEITURA ORANTE – “Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados.” – Quarta-feira – 13/12/2023

13-12 LEITURA ORANTE
2 Advento Quarta f.=
Is 40,25-31: O Senhor todo-poderoso dá coragem e renova as forças do desvalido.
Mt 11,28-30 = Vinde a mim, vós que estais cansados e sobrecarregados.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
29 Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas.
30 Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

O povo sofria porque tinha uma vida dura, com doenças e pouca alimentação, e por cima sofria por causa da religião mal explicada pelos mestres da lei que exigiam pureza de toda contaminação, um fardo pesado que ninguém conseguia observar integralmente. Os pobres oprimidos pela necessidade não conseguiam guardar o descanso do sábado e eram considerados pecadores.

Hoje o mundo procura conforto, privilégios, sucesso, geralmente às custas dos mais fracos. O mundo oferece sua felicidade: mas o subproduto é a falta de paz interior, a violência, o pecado e o inferno.

28 Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei.
Jesus é humilde com Deus o Pai, reconhecendo que Deus é a fonte de todo o bem.
Jesus é manso com todas as pessoas, tratando com amor não só os mais fracos, mais também os inimigos que prejudicam.

A lei de Jesus é leve, porque nos ensina a fazer as coisas por amor e confiar na misericórdia do Pai. O seu mandamento: “amar a Deus e ao próximo” é leve, simples de compreender. Também Jesus oferece a força divina do Espírito para praticar o amor. A convivência no amor é mais agradável do que a convivência na violência.
Quem segue Jesus por amor, terá a paz de Jesus, a alegria. Compreenderá que o reino dos céus é a única coisa necessária que ele deve procurar. E então ele se sentirá muito mais leve. Livre de tantos pesos que a sociedade impõe.

Nós devemos escolher entre seguir o mundo, ou seguir Jesus Cristo.
Naturalmente só quem renunciou à mentalidade do mundo pode seguir o caminho do evangelho e receberá de Deus a força e a paz. A fé pode atuar somente num coração humilde que reconhece sua indigência e procura salvação, e depois se alegra, louva e agradece.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Senhor Jesus, tira do nosso coração o orgulho que nos faz sentir superiores aos outros e independentes de Deus. Doa-nos o Espírito que nos dá um coração humilde para adorar e viver em paz com nossos irmãos nas pequenas coisas da vida.
Jesus manso e humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Is 40,25-31: O Senhor é todo-poderoso, dá coragem àquele que sofre e renova as forças do desvalido.
O profeta Isaias renova a esperança do povo em exílio, lembrando que Deus é fiel ao seu povo que conta com o Senhor e renova suas forças para poder voltar à pátria, a Terra Prometida.

25 A quem então poderíeis comparar-me, que possa ser a mim igualado?, diz o Santo.
26 Levantai os olhos para o céu e olhai. Quem criou todos esses astros? Aquele que faz marchar o exército completo, e a todos chama pelo nome, o qual é tão rico de força e dotado de poder, que ninguém falta ao seu chamado.*
27 Por que dizer-te então, ó Jacó, por que repetir, ó Israel: Escapa meu destino ao Senhor, passa meu direito despercebido a meu Deus?
28 Não o sabes? Não o aprendeste? O Senhor é um Deus eterno. Ele cria os confins da terra, sem jamais fatigar-se nem aborrecer-se; ninguém pode sondar sua sabedoria.*
29 Dá forças ao homem acabrunhado, redobra o vigor do fraco.
30 Até os adolescentes podem esgotar-se, e jovens robustos podem cambalear,
31 mas aqueles que contam com o Senhor renovam suas forças; ele dá-lhes asas de águia. Correm sem se cansar, vão para a frente sem se fatigar.

Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.