LEITURA ORANTE – “Bendita és tu entre as mulheres” – Terça-feira – 12/12/2023
Terça feira
12 de dezembro NOSSA SENHORA DE GUADALUPE =
Lc 1,39-47 Bendita és tu entre as mulheres

Uma mulher contemplativa de pele mestiça, rodeada por raios solares; vestida com uma túnica rosa coberta por um manto cerúleo adornado de estrelas de oito pontas; Enquanto ela está em cima de uma lua crescente escurecida (que representa as forças do mal), ela é carregada por um anjo querubim.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.
- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.
39 Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.
40 Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.
41 Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 E exclamou em alta voz:
Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.
43 Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?
44 Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.
45 Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!
46 E Maria disse:* Minha alma glorifica ao Senhor,
47 meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,
- Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .
No México os índios eram vítima da idolatria e sofriam pela invasão dos espanhóis que os escravizavam. Maria, a Mãe de Jesus chegou até eles para levar-lhes conforto e encaminhá-los para o encontro com Jesus.
Segundo arraigada tradição, a imagem da Virgem de Guadalupe apareceu impressa na manta do índio Juan Diego, em 1531, na cidade do México. Por isso o bispo Dom Frei Juan de Zumárraga quis que permanecesse na capela episcopal e depois na Sé até a construção de uma igreja. Em 26 de dezembro do mesmo ano foi solenemente levada para uma igreja aos pés do cerro de Tepyac. Seu culto propagou-se rapidamente e muito contribuiu para a difusão da fé entre os indígenas.
Onde chega Maria, chega Jesus. Maria chegou ao México, e milhões de índios se converteram a Jesus.
Maria recebe o Filho de Deus em seu seio. Ela sente-se herdeira das “promessas que Deus fez a nossos pais”. Ela está envolvida no mistério do amor de Deus e vai à casa de Isabel procurar outra pessoa que está também envolvida na mesma ação de Deus Salvador.
Trata-se de uma viagem longa, mas ela tem pressa para levar a Isabel a Boa Nova que o Salvador já está presente neste mundo.
Maria é bem aventurada porque acreditou, onde chega Maria, chega Jesus. O Espírito Santo opera maravilhas em Isabel e em João.
É Deus que faz maravilhas em qualquer lugar e situação. O essencial da nossa convivência com Deus não está na ação, mas no modo de fazer a ação: Amor, doação, generosidade, criatividade, vida, misericórdia, perdão… e Deus fará tudo o resto.
Acompanhe Maria que vai até a parenta Isabel: Que sentimentos tem durante os dias de caminho? O que acontece no encontro das duas mães? Que o Espírito Santo nos dê a graça de participar destes sentimentos nestes dias de preparação ao Natal.
- Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.
Nossa Senhora de Guadalupe, você apareceu aos índios que sofriam pela invasão dos espanhóis. Você apareceu ao Índio Juan Diego para pedir a construção de uma Igreja onde atender ao povo sofrido. Quero agradecer seu amor materno que todo dia nos atende em todo lugar e especialmente no Santuário onde milhões de fiéis acorrem para pedir e agradecer. Conserva-nos sempre em comunhão com seu Filho Jesus.
- Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.