LEITURA ORANTE – “João Batista anuncia a vinda do Senhor.” – Domingo – 10/12/2023
2 Domingo Advento Mc 1,1-8: João Batista anuncia a vinda do Senhor
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
1 Princípio da boa nova de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
2 Eis que envio o meu anjo diante de ti: ele preparará o teu caminho.
3 Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, aplanai as suas veredas (Mal 3,1; Is 40,3).
4 João Batista apareceu no deserto e pregava um batismo de conversão para a remissão dos pecados.
5 E saíam para ir ter com ele toda a Judéia, toda Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.
6 João andava vestido de pêlo de camelo e trazia um cinto de couro em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
7 Ele pôs-se a proclamar: “Depois de mim vem outro mais poderoso do que eu, ante o qual não sou digno de me prostrar para desatar-lhe a correia do calçado.
8 Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo.”
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Os profetas prenunciam que o Messias será precedido pelo seu mensageiro, um grande profeta prepara o povo para acolhe-lo. João é o mensageiro, enviado por Deus para preparar os homens para a chegada do Messias.
Foi assim que João Batista apareceu no deserto pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. João Batista prepara os corações para acolher a salvação operada pelo Messias, corações limpos do pecado, convertidos.
O batismo é símbolo exterior da penitência e conversão interior. Durante o batismo, mergulhados na água, confessam seus pecados para serem lavados, e prometem mudar de vida.
João não somente chama os outros, mas ele em primeiro lugar pratica a austeridade de vida exigida para entrar no Reino de Deus. João Batista foi o primeiro missionário. O estilo de vida de João – sóbrio, desprendido, austero, simples – é um convite claro à renúncia aos valores do mundo
João Batista convida a acolher o Messias, que renova a criação pelo dom do Espírito Santo.
Penitência é o verdadeiro arrependimento, que acolhe a lei de Deus, porque a missão do Messias é comunicar o Espírito que transforma o homem.
O que é que nos meus pensamentos, nos meus comportamentos, na minha mentalidade, nos valores que dirigem a minha vida, é egoísmo, orgulho e autossuficiência e impede o nascimento de Jesus no meu coração e na minha vida?
Quais são os valores fundamentais para mim, os valores que marcam as minhas decisões e opções? São valores importantes, decisivos, eternos, capazes de me dar vida e felicidade, ou são valores efémeros, particulares, egoístas e geradores de dependência e escravidão?
Os maus ameaçam a paz e o equilíbrio do mundo.
O Espírito de Jesus purifica nosso coração para viver a paz nas dificuldades da vida presente. Nós esperamos e nos preparamos para a vinda de novos céus e nova terra em que habitará a paz. Por isso com nossa fé e trabalho transmitimos aos nossos filhos as convicções que são o alicerce de nossa vida.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, o profeta Isaias anunciou que Deus vai abrir um caminho no deserto, e o profeta João Batista no deserto prepara o povo com o convite à purificação. Que neste Advento o Espírito Santo possa preparar meu coração fazendo deserto, limpeza de toda distração para acolher você que vem na simplicidade do Natal.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento