LEITURA ORANTE – “O Senhor se comoverá pelo teu sofrimento e te atenderá.” – Sábado – 09/12/2023

Is 30,19-21.23-26: O Senhor se comoverá pelo teu sofrimento e te atenderá.

Mt 9,35-10,8 = Jesus sente dó do rebanho, do povo que sofre.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias. Ensinava nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo mal e toda enfermidade.*

36 Vendo a multidão, ficou tomado de compaixão, porque estava enfraquecida e abatida como ovelhas sem pastor.

37 Disse, então, aos seus discípulos: A messe é grande, mas os operários são poucos.

38 Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para sua messe.

10,1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade. 2 Eis os nomes dos doze

6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.

7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.

8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

O Povo está desorientado e sem organização. Nesta existência terrena somos limitados pelos limites naturais da criação e pelas diferenças que o egoísmo humano provoca.

Jesus sente compaixão e se dedica aos necessitados até com ações extraordinárias. As pessoas ficam felizes vendo Jesus que se interessa por elas porque pela ação de Jesus o Pai renova sua criação.

Jesus confia no amor de seus discípulos e os envia anunciar o Reino dos céus. Deus quer salvar servindo-se de nós, seus amigos, e nos envia como mensageiros, seus ministros.

Deus quer você trabalhando em primeiro lugar com amor e misericórdia e depois semeando a Palavra de Deus e no cultivando até a messe ficar madura.

É necessário evangelizar. A Evangelização é uma atividade superior às forças humanas: mostrar a ação de Deus, converter o coração, perdoar os pecados e doar o Espírito Santo é obra que somente Deus pode fazer. Ninguém pode ir por conta própria, ou fazer do próprio jeito. A vocação não é uma decisão humana, mas divina, vem de Deus. Por isso devemos pedir ao Pai que chame e envie muitos operários para sua messe.

Se Deus conhece as necessidades de suas criaturas, por que é necessário pedir ao Senhor que envie operários para a colheita?

É porque Deus colocou a oração como meio necessário em nossa convivência com ele. Na intimidade da oração assumimos compromissos com Deus. É necessário meditar sobre este pedido de Jesus e orar.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Senhor Jesus, o povo está sofrendo e você sente compaixão. Você é a manifestação da presença do Pai no meio de nós, criaturas que sentem as consequências dos limites das criaturas, mas também as consequências do egoísmo que acumula os bens nas mãos de poucos ricos. Você pede a seus discípulos atender e socorrer aos necessitados para que experimentem a misericórdia de Deus.

Como você ensinou, peço ao Pai do céu que envie operários para sua messe, toque o coração de nossos jovens para que sejam generosos e se dediquem a seus irmãos. Eu também quero me engajar nesta missão.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Neste tempo de Advento meditamos também a primeira leitura da liturgia

Is 30,19-21.23-26: O Senhor se comoverá pelo teu sofrimento e te atenderá.

O povo de Deus sofre e come o pão da angústia. Isto serve como purificação do orgulho para que se converta e invoque o Senhor.

Porém Deus está sempre perto de seu povo que o invoca e espera nele. Por meio de seus profetas ele mostra o caminho certo.

19 Sim, povo de Sião, que habitas em Jerusalém, não terás mais de que chorar. À voz de tua súplica ele te fará misericórdia; assim que a ouvir, ele te atenderá.

20 (Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação) aquele que te instrui não se esconderá mais, e verás com teus olhos aquele que te ensina.*

21 Ouvirás com teus ouvidos estas palavras ressoarem atrás de ti: É aqui o caminho, andai por ele, quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda.

23 (O Senhor) dará chuvas às sementes com que proverdes o solo e o pão que produzir a terra será nutritivo e saboroso. Naquele dia teu gado pastará em vastas pastagens;

24 os bois e os asnos, que trabalham a terra, comerão uma forragem salgada que será joeirada com a pá e com a peneira.

25 Então, em todo monte alto e em toda colina elevada haverá arroios de água corrente, no dia da grande mortandade, em que desabarão as fortalezas. 26 Então a luz da lua será viva como a do sol, e a do sol brilhará sete vezes mais (como a luz de sete dias), no dia em que o Senhor curar a chaga de seu povo e curar as contusões dos golpes que recebeu.