LEITURA ORANTE – “Porei inimizade entre ti e a mulher.” – Sexta-feira – 08/12/2023

Gen 3,9-15.20: Porei inimizade entre ti e a mulher.

Lc 1,26-38 Ave, cheia de graça

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura e meditação: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

Gen 3,9-15.20: Porei inimizade entre ti e a mulher. O livro do Gênesis “anuncia” aos progenitores a vitória sobre a serpente maligna.

9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: “Onde estás?”

10 E ele respondeu: “Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me.”

11 O Senhor Deus disse: “Quem te revelou que estavas nu? Terias tu porventura comido do fruto da árvore que eu te havia proibido de comer?”

12 O homem respondeu: “A mulher que pusestes ao meu lado apresentou-me deste fruto, e eu comi.”

13 O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.”

14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida.

15 Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.”*

20 Adão pôs à sua mulher o nome de Eva, porque ela era a mãe de todos os viventes.*

Deus criou este universo para Adão e Eva e para toda a humanidade viver com amizade no paraíso terrestre, participando da glória divina. Mas aconteceu a desobediência, o pecado.

Depois que a humanidade cometeu o primeiro pecado Deus não a abandona, mas promete a salvação: a descendência da mulher esmagará a cabeça da serpente maligna: “Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar”.

Lc 1,26-38 Ave, cheia de graça

26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,

27  a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria.

28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.

30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus.

31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus.

32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó,*

33 e o seu reino não terá fim.

34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem?

35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.

36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,

37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível.

38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

Deus criou Maria, a IMACULADA CONCEIÇÃO para ser a mãe de seu filho encarnado. É imaculada na sua concepção, como Eva, a mãe dos viventes, e permaneceu imaculada em toda a sua vida.

Maria é favorecida por Deus. Maria é a Virgem que conceberá e dará à luz um filho cujo nome será Emanuel.

Para salvar a humanidade, Deus quer a obediência, o consentimento de Maria. O Anjo Gabriel transmite a Maria a mensagem: “Alegra-te cheia de graça, o Senhor é contigo”.

Maria ainda é noiva de José, não está casada. E Deus entra na vida dela dando-lhe uma missão inesperada. Maria sente-se serva ao serviço do Senhor, não se sente escrava, porque conserva a sua liberdade para aceitar ou recusar. E Maria aceita: “Seja feito em mim segundo a tua palavra”. Coopera com generosidade ao plano de Deus, e assim começa a existência de Jesus, o nosso Salvador.

Maria obedece prontamente, aceitando a vontade de Deus. Assim deve ser nossa obediência, embora muitas vezes não compreendamos a razão.

Deus concede suas graças conforme a missão que confia a cada um. Se Deus nos escolheu para uma missão, dará também as graças necessárias. Depende de nós corresponder totalmente.

Nós, humanidade pecadora:

Alegremo-nos com Maria, nossa irmã, nela realizou-se perfeitamente o Reino de Deus.

Imitemos Maria, a serva fiel em que o Pai conseguiu realizar suas maravilhas.

Invoquemos Maria que Jesus fez nossa mãe, e ainda hoje está perto de seu filho cumprindo sua missão.

Fiquemos em comunhão com Maria, que terá o maior prazer em nos ajudar no caminho de seu Filho Jesus.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Meu Deus, você criou nossos primeiros pais Adão e Eva, sem pecado, eram imaculados, e deu-lhes o dom da liberdade para escolher obedecer com amor. Mas eles iludidos escolheram o orgulho desobediente.

Maria foi criada imaculada, e também recebeu do dom da liberdade, e escolheu obedecer, renunciar a seus projetos para cumprir a Palavra do Senhor. Ave, Maria, agraciada e cheia de graça, ora por nós, pecadores.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Nesta festa celebramos a mulher que Deus escolheu para acolher e dar à luz seu Filho vindo a este mundo para salvar a humanidade. A Igreja celebra a festa da Imaculada a mais de mil anos. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado por Pio IX em 1854.

Esta festa está inserida no contexto do Advento-Natal, celebra Maria, a nova criatura isenta de toda mancha de pecado, porque o Espírito Santo a fez toda santa para ser a mãe do Filho de Deus.

Meus irmãos, neste Advento iniciou o novo ano litúrgico com o Evangelho de Marcos. Assim a partir do Advento reiniciamos a fazer nossa Leitura Orante já conhecida.Se você quiser continuar recebendo a Leitura Orante, mande sempre algum sinal positivo, ou alguma sua reflexão. E Deus abençoe.