Mc 13,33-37 = Digo a todos: vigiai, ficai de prontidão
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
33 Ficai de sobreaviso, vigiai; porque não sabeis quando será o tempo.
34 Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie.
35 Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,
36 para que, vindo de repente, não vos encontre dormindo.
37 O que vos digo, digo a todos: vigiai!
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Disse Jesus: Vigiai, pois, visto que não sabeis quando o senhor da casa voltará
Jesus está no Templo, na última semana de sus vida terrena, aos discípulos fala da destruição do Templo de Jerusalém, de calamidades e guerras.
Ele mesmo vai sofrer perseguição e morte, mas voltará glorioso.
Então e previne seus discípulos: VIGIAI, porque o Filho do Homem vai voltar com todo o poder que recebe de Deus para julgar este mundo e salvar os seus discípulos.
Jesus é o Filho do homem preanunciado pelo profeta Daniel, virá sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória e enviará os anjos para reunir seus eleitos, todos aqueles que o acompanharam e lhe foram fiéis.
Portanto é necessário se preocupar e ficar sempre preparados.
O que digo a vós, digo a todos: vigiai! Advento é um tempo de espera:
Jesus já veio para redimir a humanidade da escravidão do pecado.
Agora está vindo em cada momento em que nos dispomos a ouvir a voz de Deus que nos chama à conversão.
Jesus virá no fim dos tempos para fazer a criação participar da sua glória.
O dia do Advento definitivo do Reino depende da decisão e da ação do Pai, e nós estaremos lá no momento da nossa morte. Portanto em cada dia é necessário se preocupar e ficar sempre preparados.
VIGIAR EM ORAÇÃO é manter contínuo DESEJO DE DEUS, para ficar firmes na fé e para conservar em dia nosso serviço de amor ao próximo. O servo que vigia tem vida sóbria e está com o serviço em dia, o servo preguiçoso está com o serviço atrasado: “Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo”. Os discípulos, vendo que a realização definitiva do Reino demora, podem perder a esperança e desanimar, e Jesus nos encontre desprevenidos das obras necessárias para o reino de Deus.
O que digo a vós, digo a todos: “Vigiai” O que Jesus ensinou a seus discípulos vale para todos os demais discípulos, até o fim dos tempos.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Senhor Jesus, neste Advento celebro com a Comunidade a sua vinda entre nós na Encarnação para assumir nosso sofrimento e nos salvar de nosso pecado. Porém em cada dia estou preparando o meu encontro definitivo com você quando desta vida terrena passarei para a eternidade. Quero neste advento vigiar e viver a esperança que você me leve ao encontro com o Pai.
Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.
O Senado aprovou na terça-feira, 28, em votação simbólica, o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria, a ser celebrado anualmente em 7 de outubro.
A oração do Rosário tem origem nas aparições de Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, em 1214, na Igreja do Mosteiro de Prouille.
O texto é originário do PL 4.943/2023, da Câmara dos Deputados, e seguiu para sanção presidencial.
A autora do projeto de lei é a deputada Simone Marquetto, integrante da Frente Parlamentar Católica. Ela destacou em sua proposição que o Rosário “é uma oração poderosa, que santifica as famílias, liberta os cativos e converte os corações”.
“É com o Rosário que o nosso coração se acalma ao abrir uma corrente para o espírito e se conectar com o divino. O Rosário é “arma” espiritual na luta contra o mal, contra a violência, pela paz nos corações, nas famílias, na sociedade e no mundo. Que no dia 07 de outubro de cada ano, ao meio-dia, nós, católicos, possamos juntos fazer a oração do Rosário da Virgem Maria”. A data escolhida é a mesma em que a Igreja celebra a memória de Nossa Senhora do Rosário. O dia 7 de outubro foi estabelecido para a festa litúrgica pelo Papa Pio V, em 1571, relacionando à vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nessa batalha, os cristãos católicos, em meio à recitação do Santo Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos, vencendo-os em combate.