LEITURA ORANTE – “No trono da glória, Jesus, Filho do homem, julgará bons e maus.” – Domingo – 26/11/2023
Mt 25,31-46 = No trono da glória, Jesus, Filho do homem, julgará bons e maus
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
31 Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso.
32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.
33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda.
34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: – Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;
36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.
37 Perguntar-lhe-ão os justos: – Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?
38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?
39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?
40 Responderá o Rei: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.
41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: – Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.*
42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.
44 Também estes lhe perguntarão: – Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?
45 E ele responderá: – Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.
46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Hoje a Igreja celebra o último domingo do Ano Litúrgico, e oferece à nossa meditação a conclusão do Sermão escatológico que está no Evangelho de Mateus 25,31-46.
Este evangelho nos apresenta Jesus, que está em Jerusalém, no Templo anunciando o Reino de Deus. As autoridades decidiram sua morte. Mas ele proclama que ele é o Filho do Homem que voltará glorioso, sentará no seu trono da glória do Pai e todos os povos se reunirão diante dele para o grande Julgamento.
No julgamento final para cada pessoa Jesus julgará não sobre os pecados, porque ele deu sua vida na cruz para alcançar o perdão, mas julgará sobre o bem que cada um fez, os pequenos gestos de amor ao próximo.
Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,
35 porque tive fome e me destes de comer;
tive sede e me destes de beber;
era peregrino e me acolhestes;
36 nu e me vestistes;
enfermo e me visitastes;
estava na prisão e viestes a mim.
Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.
42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.
Todo bem que você fez ao menor dos meus irmãos, fez para mim. O que você não quis fazer para meus irmãos, você não fez para mim.
Hoje Jesus se identifica com as pessoas que encontro, e que eu devo tentar salvar de suas fraquezas materiais e espirituais.
Eu devo ir não só aos que estão bem, com os quais me sinto bem. Eu devo ir aos mais necessitados, pobres, doentes, presos, sentir os sofrimentos deles, e oferecer gratuitamente proximidade, compreensão, paciência, perdão, afeto e os recursos que posso oferecer.
Um santo dizia: “No entardecer de nossa vida seremos julgados sobre o amor”.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, peço que seu Espírito Santo me ajude a conviver com as pessoas sentindo que são seus irmãos, e para eles você deu sua vida na cruz. Que eu não me deixe levar pelos meus interesses, pelos meus sentimentos humanos de simpatia e antipatia. Mas que meu coração seja iluminado pela fé, sentindo que todos eles são amados pelo Pai do céu: Todos temos falhas e pecados, mas você quer se aproximar a todos para nos salvar. Que eu não olhe para as faltas dos seus irmãos, mas me aproxime a cada um com simpatia, desejando seu bem.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento