Lc 19,45-48 = Jesus expulsa os comerciantes do templo.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
45 Em seguida, entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.
46 Disse ele: Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões (Is 56,7; Jr 7,11).
47 Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.
48 Mas não sabiam como realizá-lo, porque todo o povo ficava suspenso de admiração, quando o ouvia falar.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O templo é lugar sagrado para o encontro com Deus. Jesus sente zelo pela casa do Pai. É lá que ele deve ensinar e convocar os pecadores ao arrependimento para entrar no Reino de Deus.
Os comerciantes estão usando o pátio do templo para fazer seus negócios. Isso confunde os peregrinos que procuram o Templo para cumprir suas promessas. Este comércio é um escândalo permitido pelas autoridades.
Então Jesus ao chegar ao templo tem uma reação enérgica e pondo em risco a própria vida começa a expulsar os comerciantes que transformam a casa de oração em casa de comércio. Com sua atitude enérgica, Jesus deixa claro para todos que as autoridades devem zelar pelo encontro do povo com Deus. O povo entende e fica entusiasta. Mas as autoridades do Templo declaram a morte de Jesus.
Também hoje é bonito participar de uma celebração onde o povo se une pela fé, escuta a palavra de Deus, canta com entusiasmo, ora e cumpre suas promessas.
Também hoje Jesus diz que os ministros do Senhor e da Igreja devem ter zelo pelas coisas do Pai. E não podem ceder à tentação de tirar vantagem pela sua posição religiosa. Padres e animadores da comunidade estão a serviço do povo. É grave abuso e pecado achar-se dono das coisas de Deus.
Hoje Jesus nos chama à conversão: É fácil sentir-se dono, usar e abusar. Ter tudo à mão nos dá a ilusão de autossuficiência e abusamos das coisas de Deus. Mas é apenas uma ilusão. Dependemos de Deus e dos outros, e dependemos da Criação que Deus fez, mesmo que não nos demos conta disso.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você é o príncipe da paz, sempre foi misericordioso com os pecadores e os chamou à conversão. Mas desta vez reagiu com energia contra os que escandalizavam o povo e os expulsou da casa do Pai. Também contra quem provoca escândalo você afirmou com decisão que “melhor lhe seria que lhe atasse ao pescoço uma pedra de moinho e fosse lançado ao mar, do que levar para o mal um só destes pequeninos” (Lc 17,2).
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Em Dubai vai acontecer a COP28
nos dias 30 de Novembro a 3 de Dezembro
O que será discutido na COP28?
A COP28 vai se concentrar em temas como:
• acelerar a mudança para fontes de energia limpas, para “reduzir” as emissões de gases com efeito de estufa antes de 2030
• distribuir dinheiro para a ação climática dos países mais ricos para os mais pobres e trabalhar num novo acordo para as nações em desenvolvimento focando na natureza e nas pessoas
• fazer a COP28 a “mais inclusiva” até agora
Quem estará na COP28?
Mais de 200 governos estão convidados, embora os líderes de muitos países como os EUA, a China e a Índia ainda não tenham confirmado a sua presença.
O rei Charles comparecerá e fará um discurso de abertura aos enviados diplomáticos em 1º de dezembro.
O presidente Lula também confirmou participação. O Brasil deve ter uma das maiores delegações em Dubai, com 15 ministros.
Organizações não governamentais, instituições de pesquisa, empresas e grupos religiosos também vão participar. Também Papa Francisco estará presente e fará um discurso apresentando o que ele já tratou na encíclica “Laudate Deum”, destacando que é necessário olhar ao bem comum da humanidade, para não deixar aos filhos um ambiente estragado.