Lc 14,15-24 = Parábola do grande banquete: Deus quer convidar todos!
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
15 A estas palavras, disse a Jesus um dos convidados: Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!
16 Respondeu-lhe Jesus: Um homem deu uma grande ceia e convidou muitas pessoas.
17 E à hora da ceia, enviou seu servo para dizer aos convidados: Vinde, tudo já está preparado.
18 Mas todos, um a um, começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um terreno e preciso sair para vê-lo; rogo-te me dês por escusado.
19 Disse outro: Comprei cinco juntas de bois e vou experimentá-las; rogo-te me dês por escusado.
20 Disse também um outro: Casei-me e por isso não posso ir.
21 Voltou o servo e referiu isto a seu senhor. Então, irado, o pai de família disse a seu servo: Sai, sem demora, pelas praças e pelas ruas da cidade e introduz aqui os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos.
22 Disse o servo: Senhor, está feito como ordenaste e ainda há lugar.
23 O senhor ordenou: Sai pelos caminhos e atalhos e obriga todos a entrar, para que se encha a minha casa.
24 Pois vos digo: nenhum daqueles homens, que foram convidados, provará a minha ceia.*
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Jesus está sempre anunciando o Reino de Deus e um dos comensais exclama: “Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de Deus!”.
Então Jesus ensina que o Reino de Deus é grande banquete, onde Deus nos fará participar de sua vida divina, onde nós vivemos seu amor perfeito. Todos são convidados para participar.
Alguns recebem o convite antes de outros, e Jesus se refere especialmente ao povo da Antiga Aliança que foi convidado e preparado pelos profetas, mas não acolheu o convite.
Os primeiros convidados não quiseram participar do banquete arranjando desculpas: tem muitas ocupações e não sobra tempo. Infelizmente muitos sentem-se mais atraídos pelos seus negócios do que pelo amor de Deus. Esta recusa a Deus é uma culpa grave, então ficam excluídos definitivamente.
O Senhor quer que todos participem de seu banquete, então manda convidar a todos, mesmos aqueles que não tem títulos para merecer.
Deus convida a todos, porque quer que todos participemos de sua felicidade eterna, mas nos deixa a liberdade para responder sim ou não. A resposta deve ser nossa.
Hoje a sociedade cristã está ficando materialista, esquece de Deus e marginaliza os pobres.
Também há muitos que não encontram seu lugar na Igreja.
E Deus continua a enviar seus mensageiros para convidar ao banquete do Reino. No coração de Deus tem lugar para todos, é necessário renunciar ao nosso orgulho e tudo que nos afasta dele.
Hoje quem entrou no Reino de Deus deve tornar-se luz, missionário que guia. Nós somos também mensageiros, missionários, enviados a convidar os marginalizados, os que ainda não experimentaram o amor de Deus, para entrarem e experimentar a misericórdia.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, o seu Pai convida todas suas criaturas, toda a humanidade para participar da felicidade eterna. Enviou você para convidar e também para descontar nossos pecados. Quero agradecer, todo dia acolher o convite e ficar participando do Reino do Pai, e também quero ser missionário e testemunhar a todos a grande graça recebida, para que também eles possam sentir o Amor do Pai.Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.