LEITURA ORANTE – “Quem crer no Filho terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei.” – Quinta-feira – 02/11/2023

Jo 6,37-40 Quem crer no Filho terá a vida eterna, e eu o ressuscitarei.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

37 Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o lançarei fora.

38 Pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

39 Ora, esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não deixe perecer nenhum daqueles que me deu, mas que os ressuscite no último dia.

40 Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

No Dia de Finados nos reunimos para orar e lembrar com carinho e respeito as almas daqueles que partiram deste mundo.

Nós que somos vivos, hoje vamos visitar o cemitério onde estão sepultados os corpos dos parentes e amigos que faleceram. Como é nosso relacionamento com os finados? Eles estão vivos, na eternidade.

Estamos unidos pela comunhão dos santos. Deus é santo, e somente quem é santo poderá estar na presença dele na sua glória.

Quem está em Deus, tem o mesmo desejo de Deus para nossa salvação, e intercede por nós. Devemos rezar a eles que são santos.

Velas, flores, enfeitar o túmulo… serve para nosso sentimento de saudade, não serve para eles.

Na Igreja é oração.

No dia de finados também lembramos que devemos nos preparar espiritualmente para a vida eterna.

Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Agora, Jesus começa a nos ressuscitar no espírito, livrando-nos do pecado e fazendo-nos viver como filhos de Deus. Amanhã, após a purificação que acontece na hora da morte, ele afastará de nós toda a maldade para viver a glória de Deus, viver a mesma ressurreição dele no corpo e na alma. Toda nossa pessoa participará da glória de Jesus.

O dia de finados é o momento de renovar nossa fé em Cristo e comprometer nossas vidas a seguir Seus ensinamentos, sabendo que Ele é a ressurreição e a vida, e que Nele encontramos esperança e consolo.

Só esta fé em Cristo é capaz de dar um novo significado à nossa vida.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Dai-lhes, ó Senhor,  o descanso eterno, e a luz perpétua os ilumine. Descansem em paz. Amém

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. Nossa Senhora aparecendo em Fátima aos três pastorzinhos pediu para orar muito pelas almas do purgatório. Então as três crianças ofereceram muitas orações e sacrifícios pelas almas do purgatório rezando “levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem da vossa misericórdia”.