LEITURA ORANTE – “Necessidade de vigilância, o Senhor não tarda a vir” – Terça-feira 24/10/2023
24-10 LEITURA ORANTE
29 Comum Terça f.=
Lc 12,35-38 = Necessidade de vigilância, o Senhor não tarda a vir
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
35 Estejam cingidos os vossos rins e acesas as vossas lâmpadas.*
36 Sede semelhantes a homens que esperam o seu senhor, ao voltar de uma festa, para que, quando vier e bater à porta, logo lha abram.
37 Bem-aventurados os servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier! Em verdade vos digo: cingir-se-á, fá-los-á sentar à mesa e servi-los-á.
38 Se vier na segunda ou se vier na terceira vigília e os achar vigilantes, felizes daqueles servos!
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus conta a parábola dos servos que esperam o patrão chegar, e devem estar prontos para abrir-lhe a porta da casa. Os discípulos devem sempre estar preparados para o grande encontro com o Senhor. A vida é um esperar ativo.
Por isso os empregados devem ficar vigiando, prontos para servir ao seu senhor a qualquer hora da noite chegar. Ficar vigiando significa empregar nossa vida e nosso tempo cumprindo a missão que Deus nos confiou, e não ficar relaxados e acomodados fazendo o que gostamos, constante atenção para fazer o bem.
Nunca dizer: Eu já fiz a minha parte. Agora vou descansar. Nunca pensar que já fizemos demais, todo o nosso tempo e nossas energias devem ser empregados para fazer o bem. Para Deus não existe feriado, o feriado será no céu.
Para concluir a parábola Jesus conta um fato que não costuma acontecer tão frequentemente. O patrão arregaça as mangas e vai servir à mesa a seus empregados. Isto significa que o próprio Deus vai servir a nós a sua felicidade eterna. Nós sentados, e Deus nos servindo, vai partilhar da sua felicidade.
Mas lembremos que desde agora ele está servindo a nós a vida e as energias vitais, de graça, sem pedirmos, e geralmente, sem agradecermos.
Como é bonito o Reino de Deus.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, obrigado por todos os dons que recebemos nesta vida. Mas quantas vezes ficamos acomodados, somos vencidos pelo cansaço, pelo relaxamento espiritual. Dá-nos a graça de perseverar no bem sem nunca cansar. E que seu Espírito conserve vivo em nosso coração o desejo do encontro com o Pai no final de nossa caminhada nesta terra.
Quando verei a vossa face, Senhor? Dá-me a graça da perseverança para suportar a longa vigília que é a vida nesta terra.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento