LEITURA ORANTE – “Assim deveis orar: Pai nosso…” – Quarta-feira 11/10/2023

11-10 LEITURA ORANTE
27 Comum Quarta f. = Lc 11,1-4 = Assim deveis orar: Pai nosso…

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

1 Um dia, num certo lugar, estava Jesus a rezar. Terminando a oração, disse-lhe um de seus discípulos: Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos.
2 Disse-lhes ele, então: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;*
3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;
4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Segundo os costumes do povo judeu, Jesus junto com a comunidade ora com os salmos e outras orações. Mas ele tem também momentos diferentes: retira-se sozinho, preferivelmente à noite, e passa horas a fio junto ao Pai abrindo seu coração. Qual é o segredo desta oração? O Pai revela-se a ele na intimidade e em plenitude, e Jesus louva o Pai e pede com a confiança de filho.
Os discípulos muitas vezes assistem a esta oração filial e desejam aprender a orar como Jesus. Ele revela o conteúdo da oração com as poucas palavras do Pai-nosso:

A ORAÇÃO É FEITA DE LOUVOR: Quando orardes, dizei: PAI, porque ele é amor que se doa a toda sua criatura. Ele quer a solidariedade entre seus filhos.
Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso Reino;*
3 dai-nos hoje o pão necessário ao nosso sustento;
4 perdoai-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos àqueles que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação.

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME; Porque Deus é santo, Deus é infinito, Deus é o criador do céu e da terra, é superior a nós, aos nossos pequenos interesses, aos pequenos acontecimentos de cada dia. Santificado seja o vosso nome, que todo mundo reconheça que você é superior, é eterno; que nós não existíamos, e que nós existimos há poucos dias porque você nos deu vida para participar de sua glória.
VENHA O VOSSO REINO: porque quer derramar os seus dons nas criaturas. O Reino de Deus é o amor de Deus por nós. Agradecemos a Deus porque dá a vida do corpo, nosso coração bate, nosso organismo funciona. E o dom mais precioso de seu Reino é sermos filhos chamados a participar do seu de amor agora, e de sua glória na eternidade.

A ORAÇÃO É FEITA DE PEDIDO:
PAI, DAI-NOS HOJE O PÃO NECESSÁRIO AO NOSSO SUSTENTO: Papai do céu nos dá sempre muitos recursos de que necessitamos, e colocou todos esses recursos na nossa natureza humana e neste universo em que nós vivemos, o pão para alimentar o corpo e o pão para alimentar a alma, a saúde e a solidariedade na comunidade. Mas devemos agradecer sempre e pedir as coisas de que necessitamos para a vida de cada dia.
PERDOAI-NOS OS NOSSOS PECADOS, POIS TAMBÉM NÓS PERDOAMOS ÀQUELES QUE NOS OFENDERAM; Nós somos feitos de barro, frágeis muitas vezes falhamos, somos orgulhosos, egoístas e não repartimos. Então em lugar de esconder as nossas falhas, se desculpar ou culpar os outros vamos dizer: “Perdoa nosso pecado, e também nós perdoamos aos nossos irmãos, para que seu amor reine entre nós.
E NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO. E não nos deixe cair na nossa fraqueza e na tentação do maligno”.

O que é oração? É buscar a Deus, olhar para ele e contemplar sua ação em nós, escutar sua voz e obedecer. Oração é viver diante de Deus que se manifesta, é abrir nosso coração a Deus que oferece seus dons e quer entrar em nossa vida. O essencial da oração não consiste no que nós dizemos a Deus, mas no que Ele consegue fazer em nós quando nos deixamos conduzir por Ele. Quem reza com humildade, reconhece sua pequenez e fraqueza diante deste mundo e diante de Deus, e se abre para receber do Criador o Espírito Santo e os dons necessários.
O que não é oração? É dizer muitas palavras bonitas que satisfazem nosso gosto, mas sem comprometer-se com Deus. A superstição é dizer oração forte pensando em dominar as forças sobrenaturais, isso é orgulho e superstição.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, ensina-nos a orar, pedimos seu Espírito Santo para orar ao Pai. Você nos ensinou que orar não é dizer uma série de palavras, ás vezes até com pressa, mas é olhar para o Pai com coração de filhos, orar e reconhecer:
Pai, você é Santo. Você nos dá o seu reino de amor, você nos dá também todas as coisas de que nós precisamos, inclusive o perdão de nossos pecados, que nos livra de todo mal. Obrigado Senhor.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento