LEITURA ORANTE – “Alegrai-vos de que os vossos nomes estão escritos nos céus” – Sábado – 07/10/2023

07-10 LEITURA ORANTE
26 Comum Sábado
Lc 10,17-24 = Alegrai-vos de que os vossos nomes estão escritos nos céus.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

17 Voltaram alegres os setenta e dois, dizendo: Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!
18 Jesus disse-lhes: Vi Satanás cair do céu como um raio.
19 Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo.*
20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.

21 Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado.
22 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.*
23 E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,
24 pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?

Os setenta e dois voltaram alegres. Alegria da evangelização: Os discípulos voltam da missão repletos de alegria porque experimentaram a ação do Espírito Santo libertando as pessoas.
E Jesus esclarece: “Vocês expulsaram demônios, mas não é seu merecimento. Eu vós dei este poder em favor de seus irmãos que sofrem. Mas fiquem alegres porque seus nomes estão escritos nos céus, no coração de Deus.
Quando alcançamos uma graça, devemos nos alegrar e agradecer a Deus, mas sempre dizer “é Deus que faz essas maravilhas”. Nossa verdadeira felicidade está na intimidade com Deus.

“Eu te louvo Pai, Senhor do céu e da terra” Jesus exulta de alegria no Espírito Santo e louva ao Pai porque os pequenos e humildes abrem seu coração para Deus.
Os sábios, inteligentes e espertos deste mundo veem só o que está passando na frente de seus olhos, mas não veem toda a realidade, não compreendem as coisas do Reino de Deus porque não querem ver os acontecimentos com o olhar de Deus.
Jesus disse: “Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus”. O Pai se revela aos pequenos, aqueles que têm o coração puro, simples, humilde.

Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Jesus está em intimidade com o Pai, e o revela a seus discípulos.
Deus é amor puro, só quem tem coração puro vê a Deus, mas quem é interesseiro está longe de Deus. Deus é manso e humilde, só quem é manso e humilde entra em intimidade com Deus, quem é orgulhoso e violento está longe de Deus.
Deus é simples e generoso, só quem é simples e generoso acolhe a Deus, mas quem está cheio de si não tem lugar para Deus.

Na evangelização necessário confiar em Deus e abandonar-se a sua misericórdia, o que Deus permitir está bem. A conversão acontece quando as pessoas veem as obras de Deus nos evangelizadores, que com amor se entregam para o bem dos necessitados.

Através de mim Deus quer manifestar-se aos outros. É Deus que através de mim realiza todo o bem. É necessário sentir-se pequeno para confiar em Deus, e para poder confiar é necessário sentir que eu não existia, agora eu estou aqui porque ele me deu a vida: tudo que eu tenho é de Deus.

Felizes vossos olhos porque veem que Deus está se manifestando, e através de Jesus derrama sua misericórdia sobre suas criaturas. Os profetas falaram e escreveram sobre o Messias, mas agora os discípulos estão vendo e tomando parte à sua ação.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, também nós agora estamos participando da felicidade de seus primeiros discípulos. Dá-nos o seu Espirito para ver sua ação em todos os cristãos que amam o próximo, nos missionários que deixam sua terra para levar o Reino do Pai a outras terras. Obrigado porque, em nossa fraqueza, também nós estamos participando desta missão que mostra a bondade do Pai.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

7 de outubro: Nossa Senhora do Rosário.
O Rosário é um costume antigo da Igreja. Rezar o Terço é ficar ao lado de Maria para contemplar Jesus nosso Salvador. O Terço é contemplar Jesus com o olhar de Maria.
Junto com Maria contemplamos os mistérios da alegria, vendo como Deus realizou a salvação. Jesus é o Messias prometido através dos profetas. E Maria colaborou nesta obra como a humilde serva do Senhor.
Junto com Maria contemplamos os mistérios da luz: Jesus anunciando o Reino de Deus e convidando todos à conversão para participar dele. E Maria foi a primeira a crer e participar da nova família de Jesus, com todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática.
Junto com Maria contemplamos os mistérios da dor: Jesus que luta contra a maldade humana instigada pelo demônio. Não se deixa derrotar pelo tentador, aceita todo sofrimento causado pelo pecado, e do Pai alcança o perdão pela humanidade pecadora.
Junto com Maria contemplamos os mistérios da glória: Jesus ressuscitado e glorificado pelo Pai, que dá o perdão e o Espírito a seus discípulos. E Maria é a primeira a receber o Espírito, e também a participar da glorificação de seu filho.

Todo cristão aumenta sua fé pela oração do Terço, assim fala o povo fiel: família que reza unida permanece unida.