Lc 9,57-62 = Deixar tudo para seguir Jesus: três casos de vocação.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
57 Enquanto caminhavam, um homem lhe disse: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que vás.
58 Jesus replicou-lhe: As raposas têm covas e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.
59 A outro disse: Segue-me. Mas ele pediu: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai.
60 Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus.
61 Um outro ainda lhe falou: Senhor, seguir-te-ei, mas permite primeiro que me despeça dos que estão em casa.
62 Mas Jesus disse-lhe: Aquele que põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Jesus está indo para a sua Páscoa em Jerusalém, chama alguns a consagrar-se exclusivamente para o Reino de Deus. Ele não oferece vantagens materiais, mas oferece o amor e o poder do Pai. Muitos acompanham Jesus. No início da caminhada rumo a Jerusalém, Ele ensina quem é o verdadeiro discípulo que o pode seguir: deve confiar no Pai, deixar os vínculos da família e não ter medo de enfrentar a insegurança, colocar em primeiro lugar o anúncio do Reino de Deus; decisão e fidelidade a longo do caminho. Jesus não tem apoio, privilégios, vantagens para oferecer, mas oferece o Reino de Deus, o amor do Pai.
Morto, para Jesus, é aquele que não compreende o Reino de Deus. “Deixe o cuidado de seus pais por conta de seus irmãos que ainda estão mortos porque não estão abertos para o Reino de Deus. Você tem uma missão muito superior”.
O Reino de Deus exige pessoas que façam escolhas com decisão, que não fiquem olhando o conforto que deixaram para trás.
Também hoje Deus chama alguns a deixar a família e consagrar-se exclusivamente para o Reino de Deus.
Pedimos ao Pai “enviar operários para a messe”, e oremos pela perseverança na vocação.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, você continua sempre escolhendo entre nós homens e mulheres, e chamando para consagrar-se ao Reino de Deus com exclusividade. O povo cristão tem estima e abre a porta de casa para seus enviados. Nós te pedimos para seus vocacionados, para que sejam generosos e fiéis, e que você os defenda das armadilhas do mundo.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento