Lc 9,7-9 = Opinião de Herodes sobre Jesus.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
7 O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que Jesus fazia e ficou perplexo. Uns diziam: É João que ressurgiu dos mortos; outros: É Elias que apareceu;
8 e ainda outros: É um dos antigos profetas que ressuscitou.
9 Mas Herodes dizia: Eu degolei João. Quem é, pois, este, de quem ouço tais coisas? E procurava ocasião de vê-lo.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Quem é Jesus?
O povo vê Jesus como um grande profeta que anuncia o amor de Deus e o demonstra com curas e milagres.
O rei Herodes deseja encontrar Jesus e conhecê-lo pessoalmente. Herodes conhece as Escrituras, conhece toda a tradição de Israel mas é uma pessoa corrupta, de vida irregular, tão má que mandou cortar a cabeça do profeta João Batista. Ele quer ver Jesus, mas só por curiosidade, para ver algum milagre, e não por fé.
Depois da prisão de Jesus, Herodes terá ocasião de encontrar-se pessoalmente com Jesus, mas o tratará como louco e o desprezará.
Jesus fica no meio do povo cumprindo a missão recebida do Pai, cura e manifesta o Reino de Deus. Ama a todos, mas se manifesta somente a quem tem fé para segui-lo.
Somente com coração humilde podemos encontrar Jesus e receber a salvação. Não basta conhecer a palavra de Deus, é necessário realiza-la.
Na missão de anunciar o evangelho às vezes encontramos a admiração do povo simples, e às vezes encontramos a oposição dos poderosos que se sentem incomodados.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, você quando veio a este mundo foi posto numa manjedoura, e morreu pregado numa cruz. Você não busca glória humana, mas só quer manifestar o amor do Pai, e dele recebeu a glória da Ressurreição. Quero seguir você junto com todos os seus verdadeiros discípulos que em você procuram a verdade de Deus, mas são desprezados pelos orgulhosos. Senhor Jesus, dá-me sua força para viver e confessar a fé em você.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: