Lc 9,1-6 = Missão dos doze apóstolos.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
1 Reunindo Jesus os doze apóstolos, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, e para curar enfermidades.
2 Enviou-os a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos.
3 Disse-lhes: Não leveis coisa alguma para o caminho, nem bordão, nem mochila, nem pão, nem dinheiro, nem tenhais duas túnicas.
4 Em qualquer casa em que entrardes, ficai ali até que deixeis aquela localidade.
5 Onde ninguém vos receber, deixai aquela cidade e em testemunho contra eles sacudi a poeira dos vossos pés.
6 Partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus está evangelizando, manifestando o amor do Pai. Os doze discípulos acompanham e veem Jesus curando as doenças, perdoando os pecadores, expulsando os demônios.
Agora ele os envia nos povoados da redondeza para testemunhar o Reino de Deus. Eles devem anunciar que agora Deus é rei a partir de Jesus e se manifesta a todos aqueles que abrem o seu coração pela fé e a conversão.
Quais são os sinais do Reino de Deus?
Primeiro sinal: O primeiro testemunho é a própria vida do evangelizador que confia em Deus e se entrega aos irmãos escutando suas necessidades. Não levar coisa alguma é confiar totalmente no Pai que ama os discípulos e manifesta sua presença através da comunidade que doa abrigo e carinho. Por isso não devem levar nada para a viagem, nem devem procurar o seu conforto.
Os outros sinais são demonstrações do poder de Deus que renova sua criação: curar o corpo da doença, expulsar os demônios da alma, dar coragem a todos mostrando a própria experiência pessoal de fé e de amor.
E os discípulos partem e percorrem os povoados anunciando a boa nova e fazendo curas em todos os lugares.
Na história da Igreja vemos que a evangelização foi realizada em modo melhor e mais eficaz quando os missionários tinham poucos recursos materiais, e confiavam mais no poder de Deus.
Como eu sou discípulo missionário de Jesus? Sempre podemos evangelizar ficando ao lado dos mais fracos escutando a dor deles, oferecendo nossa solidariedade, nosso apoio, nosso sorriso.
Por que ainda hoje a maior parte da humanidade não conhece Jesus e seu Reino?
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, em nosso dia a dia encontramos muitas pessoas e vivemos ao lado deles. Que nossa convivência seja um testemunho do Reino de Deus que ama a todos. Não pedimos de Deus poder para fazer espetáculos com milagres, mas pedimos que nossa vida seja um milagre de confiança no Pai e de convivência fraterna, porque estes são os primeiros sinais de Deus. Também pedimos o dom da fé para nos aproximar de todos aquele que sofrem, saber escutar e confortar com a graça de Deus.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
No dia 30 de setembro, em Roma acontecerá o “Together”, uma vigília de oração ecumênica na presença do Papa Francisco e de representantes de diferentes Igrejas, para unir louvor e silêncio, na escuta da Palavra organizado pela Comunidade Taizé.
Em diferentes partes do mundo serão realizadas vigílias de oração no dia 30 de setembro ou por volta dessa data, como sinal de comunhão com os reunidos em Roma e para rezar pela fase universal do processo sinodal.
No Brasil a Equipe Nacional de Animação do Sínodo preparou uma sugestão de Roteiro para que cada diocese possa organizar sua Vigília de oração. A sugestão foi enviada aos coordenadores das Equipes Diocesanas de Animação do Sínodo 2021-2024.