LEITURA ORANTE – “Algumas mulheres acompanham Jesus como discípulas.” – Sexta-feira 22/09/2023
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
1 Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus.
2 Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;*
3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Junto com eles estão também algumas mulheres que os acompanham e com seus bens atendem às necessidades da pequena comunidade de Jesus. O evangelho de Lucas põe em destaque algumas mulheres, que tendo recebido graças de cura e conversão, se tornam discípulas e acompanham Jesus.
Entre os judeus os mestres da lei admitiam somente homens como discípulos. De fato, um dia os discípulos estranharam vendo Jesus conversando com uma mulher perto do poço de Samaria. Outro dia um fariseu criticou Jesus que deixava uma mulher tocar e perfumar seus pés.
Jesus ressuscitado apareceu em primeiro lugar às mulheres dando-lhes a missão de anunciar a ressurreição aos discípulos.
Jesus um dia disse: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? São aqueles que fazem a vontade do Pai”. A nova família de Jesus é feita de homens e mulheres que fazem a vontade de Deus.
Muitos homens e mulheres acompanham esse grupo por alguns dias para aprender a vivência do Reino de Deus e depois, voltando para casa, viver o novo estilo de vida fazendo a vontade do Pai. Aos poucos do meio de todos estes discípulos vai se formando a nova comunidade feita de alguns homens e mulheres que acompanham Jesus continuamente.
Maria, a mãe de Jesus um dia deixará os parentes de Nazaré para juntar-se definitivamente ao grupo dos discípulos e acompanhará Jesus até a cruz. No dia de Pentecostes estará com os discípulos no Cenáculo.
Também hoje nas comunidades da Igreja as mulheres estão entre as pessoas mais ativas no serviço dando um toque particular pelo seu gênio feminino.
Nas famílias cristãs a fé é transmitida às crianças especialmente pelas mães e pelas avôs.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você está formando a sua família que está fundada na vontade do Pai, e não nos interesses terrenos. São pessoas que se desapegam de si mesmos para viver o amor ao próximo, porque o Reino de Deus é o maior tesouro. Nesta doação as mulheres sempre tiveram posição de destaque, e foram as primeiras às quais você apareceu no dia da ressurreição.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Papa Francisco pediu orações:
Na sexta-feira 22 de setembro, irei a Marselha para participar da conclusão dos “Encontros Mediterrâneos”, uma bela iniciativa que se realiza em importantes cidades do Mediterrâneo, reunindo líderes eclesiais e civis para promover percursos de paz, colaboração e integração em torno do Mediterrâneo, com especial atenção ao fenômeno migratório que não é um desafio fácil, como vemos também pelas notícias dos últimos dias, mas que deve ser enfrentado em conjunto, pois é essencial para o futuro de todos, que só será próspero se for construído sobre a fraternidade, colocando em primeiro lugar a dignidade humana, as pessoas concretas, especialmente as mais necessitadas.Ao pedir-lhes que acompanhem esta viagem com a oração, gostaria de agradecer às autoridades civis e religiosas e a todos aqueles que estão trabalhando para preparar o encontro em Marselha, uma cidade rica de povos, chamada a ser um porto de esperança. Desde já, saúdo todos os habitantes, na expectativa de encontrar muitos queridos irmãos e irmãs.