LEITURA ORANTE – “Os orgulhosos sempre criticam os profetas!” – Quarta-feira 20/09/2023
20-09 LEITURA ORANTE
24 Comum Quarta f. =
Lc 7,31-35 = Os orgulhosos sempre criticam os profetas!
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
31 A quem compararei os homens desta geração? Com quem se assemelham?
32 São semelhantes a meninos que, sentados na praça, falam uns com os outros, dizendo: Tocamos a flauta e não dançastes; entoamos lamentações e não chorastes.
33 Pois veio João Batista, que nem comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Ele está possuído do demônio.
34 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e libertinos.
35 Mas a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.*
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Os fariseus e os sacerdotes do templo não quiseram escutar João Batista que pregava a penitência a fim de preparar-se para o Reino de Deus.
Também não querem escutar Jesus que anuncia a alegria do Reino de Deus. Eles são como as crianças na praça, que não aceitam brincar com os colegas nem brincadeiras alegres para dançar nem brincadeiras tristes para chorar.
Quando alguém não quer acolher a vontade de Deus, sempre arranja alguma desculpa para se justificar, e critica aqueles que obedecem a vontade de Deus. João Batista foi considerado endemoninhado, Jesus é considerado pecador.
Quem não é sábio sempre critica os profetas. Mas as boas obras do profeta são sinais do Reino de Deus e mostram onde está a sabedoria, a verdade. Quem obedece a vontade de Deus realizará as obras de Deus e será reconhecido sábio, porque descobre a vontade de Deus em seu coração, nos acontecimentos da vida e na sagrada Escritura. Quem é guiado pela sabedoria do Evangelho se esforça de fazer o bem, e não deve ter medo das conversas e das críticas do mundo.
Quem se esforça por fazer o bem encontrará sempre alguém que o critique. às vezes até haverá alguns que se sentem incomodados e perseguem quem faz o bem. É importante não desistir no cumprimento de nossa missão.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você encarregou seus discípulos de testemunhar o Reino de Deus que você trouxe do seio da Trindade. Também você foi criticado, até pagou com a vida seu testemunho do Pai.
Às vezes ficamos acanhados e com medo das críticas e das fofocas dos outros. Dá-nos força para superar o sofrimento e continuar sempre firmes fazendo o bem sem se importar com as críticas e com as dificuldades.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento