LEITURA ORANTE – “Pesca milagrosa; primeiros discípulos” – Quinta-feira 07/09/2023

07-09 LEITURA ORANTE
22 Comum Quinta f. =
Lc 5,1-11 = Pesca milagrosa; primeiros discípulos.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

  1. Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

1 Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus.
2 Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, – pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -,
3 subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo.
4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar.
5 Simão respondeu-lhe: Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede.
6 Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia.
7 Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.
8 Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.
9 É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito.
10 O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens.
11 E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

  1. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

A multidão necessitada, como ovelhas sem pastor, aperta-se ao redor de Jesus, na margem do lago. Do barco de Pedro, Jesus anuncia a Palavra.

Quando acaba de anunciar a Palavra de Deus, o Mestre pede Pedro para voltar a pescar. Jesus sabe o que ele vai fazer, mas não explica, Ele quer a fé. É necessário obedecer, confiar em Jesus.

O sol já está bem alto no céu e Pedro sabe que com a luz do dia a pesca não dá quase nada. Ele e os companheiros trabalharam a noite toda e não conseguiram pescar nada. Pedro está cansado e chateado pelo trabalho inútil da noite, mas por respeito ao Mestre, volta ao largo e joga a rede.

A pesca é tão grande, tão extraordinária é um sinal de Deus, é um sinal que quer alguma coisa de nós.
Na frente do sobrenatural Pedro sente a própria indignidade, cai aos pés de Jesus e exclama: “Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador”.
E Jesus, depois desta declaração humilde, o chama: “Pedro fica comigo, eu vou fazer de você um colaborador meu: Não temas; doravante serás pescador de homens Se você ficar perto de mim, você vai mudar e será um pregador, uma pessoa que vai fazer o bem aos homens, porque você vai receber o poder de Deus”.

Os pescadores percebem que estão envolvidos pela graça de Deus, uma sensação espiritual forte que toca o mais íntimo da pessoa. Simão, Tiago, João e André deixam trabalho, barco, redes, família e tudo para ficar com Jesus, porque ele doa novo sentido à vida.

A comunidade sempre necessita de pessoas chamadas por Deus para fazer o bem gratuitamente, e Deus sempre está chamando.
Jesus disse: “A messe é grande, mas os operários são poucos, rogai ao dono da messe que envie operários para sua messe”. E nós vamos rezar e apoiar aqueles que Deus chama.
Por isso a Igreja no Brasil pede para toda comunidade rezar “dez Ave Maria” com o pedido: “cada Comunidade uma vocação”. Devemos invocar Deus, porque para ele todo bem é possível.
A vocação é uma prova da confiança de Deus. Anunciar a Palavra do Reino é um trabalho de fé, é necessário anunciar também quando não vemos logo o resultado de nosso trabalho. É uma coisa triste ver que muitos escutam a palavra de Deus e ficam insensíveis.
Mas o que parece impossível à nossa capacidade, é possível ao poder de Deus.

  1. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

“Senhor, eu, chamado a evangelizar, chamado a fazer o bem, confio na sua presença e no seu poder e vou trabalhando, eu vou cumprindo a minha missão na família e na comunidade, vou me esforçando com todas as minhas forças. Vou deixar o meu sucesso pessoal, a minha satisfação pessoal e seguir a você que me chama a ser pescador de homens”.

  1. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.

7 de setembro: Dia da Pátria.

Amamos a nossa Nação. Todos somos irmãos, somos cidadãos e cidadãs e queremos formar uma sociedade mais justa e fraterna, no respeito à dignidade de cada pessoa e queremos extinguir de nossas atitudes qualquer preconceito, discriminação e violência.

Ninguém é perfeito, mas somos cristãos, seguidores de Jesus de Nazaré que tratou a todos como irmãos e irmãs, e na Última Ceia como testamento nos entregou o seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”

Leave a comment