Quarta f. =
29 de agosto- Martírio de São João Batista =
Mc 6,17-29 Martírio de João Batista, o Precursor
Em Jerusalém, desde o séc. V, celebrava-se uma memória do Precursor do Senhor no dia 29 de agosto. Seu nome encontra-se no Cânon Romano.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
17 Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado.
18 João tinha dito a Herodes: Não te é permitido ter a mulher de teu irmão.
19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.
20 Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
21 Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia.
22 A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: Pede-me o que quiseres, e eu to darei.
23 E jurou-lhe: Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino.
24 Ela saiu e perguntou à sua mãe: Que hei de pedir? E a mãe respondeu: A cabeça de João Batista.
25 Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista.
26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar.
27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,
28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.
29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
O verdadeiro profeta não escolhe sua vocação, mas quando se encontra frente a situações contrárias à justiça, sente a necessidade de falar a verdade de Deus também arriscando a vida.
João Batista é fiel à sua missão de preparar um povo purificado para acolher o Messias. Por isso sente a necessidade de chamar a atenção do rei que está dando escândalo com o seu adultério. João sabe do risco que enfrenta.
Herodes Antipas percebe que está diante de um profeta de Deus, mas não se importa porque seu coração está preso ao pecado, e manda prender o Batista na fortaleza de Maqueronte ao leste do mar Morto.
Herodíades, a mulher com que Herodes convive, não suporta as palavras de João e espera o momento para eliminar o Profeta.
João é o amigo do esposo que exulta de alegria ao ouvir a voz do esposo e também no desconforto da prisão sabe manter-se fiel até a morte. João sela com o martírio sua missão de precursor do Messias.
Na escola do Batista formaram-se alguns dos primeiros discípulos que seguiram Jesus (Jo 1,35-40).
Também em nossos dias temos centenas de discípulos de Jesus que estão em situação de perigo par causa de promover a fé, a justiça e a verdade, e todo ano são dezenas de cristãos que testemunham sua fidelidade a Jesus até o martírio. Em nosso século há mais mártires que nos primeiros séculos da Igreja.
Rezemos por muitos cristãos que ainda hoje estão na prisão por causa de sua fé.
O nosso pequeno mundo egoísta, viciado, não suporta a pureza de Deus, quer destruir o bem, mas acaba matando somente o corpo. Quem aceita o sofrimento em seu corpo para testemunhar a verdade, terá frutos de vida eterna nesta terra e terá a vida renovada pela ressurreição gloriosa.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Senhor Jesus, também eu estou envolvido numa sociedade onde impera a injustiça e a mentira. Ajuda-me a sentir-me responsável e gostar da verdade e da justiça, também quando isto me custa sacrifício. Que eu não seja conivente, não feche os olhos, mas confie que você estará sempre perto de seus discípulos nas dificuldades.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento