LEITURA ORANTE – “Pedro declara sua fé em Cristo Jesus.” – Domingo – 27/08/2023

LEITURA ORANTE – “Pedro declara sua fé em Cristo Jesus.” – Domingo – 27/08/2023

Mt 16,13-20 = Pedro declara sua fé em Cristo Jesus.

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.

1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.

13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?

14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.

15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?

16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.*

18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*

19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.*

20 Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .

Na beira do lago da Galileia Jesus anunciava o Reino de Deus. O povo estimava Jesus como um Mestre que ensina a Palavra de Deus, um profeta que realiza os sinais do Reino de Deus .

Pedro era pescador, e Jesus o chamou quando com seus companheiros estava pescando. Pedro seguiu o Mestre e se tornou discípulo porque “Tu tens palavras de vida eterna”.

Acompanhando Jesus Pedro e seus companheiros viram que Jesus era mais que um Mestre da vida, era mais que um Profeta e seguiram Jesus por amor, com doação total.

Os discípulos ficaram com Jesus durante dois anos “comendo e bebendo com ele” e presenciaram todas as obras que ele fez em favor do povo.

É o mês de agosto, e Jesus está em Cesareia de Felipe, bem longe de Jerusalém, mas sente que está chegando ao final de sua missão evangelizadora e deve encaminhar-se para a Cidade Santa e completar sua missão: na Páscoa irá até Jerusalém oferecer sua vida para a redenção da humanidade.

Jesus sabe que as multidões não entendem a sua missão. “Os homens dizem que tu és algum dos profetas”. Está na hora de verificar o que os discípulos sentem por Jesus, o Mestre, que tipo de fé eles tem. Ele quer que os discípulos superem a opinião do povo, e escutem a revelação do Pai. Então longe da confusão das multidões, vai perguntando.

15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Pedro é o primeiro a ouvir a voz do Pai e professar a sua fé: “Tu és o Messias prometido por Deus. Tu és o Filho de Deus”.  O Pai colocou tudo em suas mãos, tudo depende da salvação que você nos oferece.

Então Jesus escolhe Pedro para ser fundamento do novo povo de Deus. Este povo no meio da humanidade tem a missão de ser luz, sal e fermento, por isso garante a Pedro um carisma do Espírito para não deixar a Igreja desviar do Evangelho.

19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Linguagem simbólica para descrever a missão de Pedro: portador das chaves do Reino dos céus (Mt 16,13-19), pastor do rebanho santo (Jo 21,15-17), confirmador dos irmãos (Lc 22,32), e na sua pessoa e nos sucessores o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade.

20 Depois, ordenou aos seus discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. Os discípulos reconhecem que Jesus é o Messias porque são dóceis à voz do Pai. Mas as multidões e especialmente os chefes não podem compreender esta realidade porque imaginam o Cristo como rei político, e Jesus para evitar confusão proíbe dizer que ele é o Messias, o Cristo.

Durante os dois mil anos da história da Igreja surgiram opiniões diferentes a respeito de Jesus, alguns diziam que ele é um homem, grande profeta, mas não é Deus.

Hoje a cultura materialista diz que é um dos muitos fundadores de religião, e não liga para ele.

Agora Jesus faz esta pergunta para cada um de nós: e você quem diz que eu sou? A resposta não é somente palavras aprendidas no catecismo, mas é o amor com que comprometemos nossa vida com ele.

3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.

Jesus, nós dizemos que você é o Messias prometido, você é o Filho de Deus, veio assumir a humanidade para salva-la de seu pecado, e faze-la participar de sua divindade. Por isso queremos seguir você em seu caminho. Queremos nos entregar a você como Pedro e seus companheiros. Doa-nos o seu Espírito como em Pentecostes para que possamos viver como seus discípulos, e testemunhar com nossa vida.4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.