LEITURA ORANTE – “Jesus desprezado em Nazaré.” – Sexta-feira – 04/08/2023

Mt 13,54-58 = Jesus desprezado em Nazaré.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

54 Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria e esta força miraculosa?

55 Não é este o filho do carpinteiro? Não é Maria sua mãe? Não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

56 E suas irmãs, não vivem todas entre nós? Donde lhe vem, pois, tudo isso?

57 E não sabiam o que dizer dele. Disse-lhes, porém, Jesus: É só em sua pátria e em sua família que um profeta é menosprezado.

58 E, por causa da falta de confiança deles, operou ali poucos milagres.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Foi para a sua cidade e ensinava na sinagoga, de modo que todos diziam admirados: Donde lhe vem esta sabedoria?

Em Nazaré os parentes e os concidadãos conhecem Jesus desde a infância: ele é o “filho do carpinteiro”. Os judeus esperam um Messias glorioso, triunfador; é impossível que Jesus, que sempre viveu com eles, seja um profeta, seja o Messias. O desprezam porque se apresenta humilde.

Recusam Jesus como profeta, eles não têm humildade para reconhecer a manifestação divina dele, porque não tem fé. Só a fé humilde alcança o milagre, porque abre o coração à ação de Deus, por isso Jesus não pode operar muitos milagres em Nazaré porque eles não tinham fé.

Deus vem a nós em Jesus de Nazaré, que nasceu de Maria, e viveu numa família como a nossa. Somente através desse homem Jesus conseguimos encontrar Deus. E nós necessitamos da fé humilde para adorar Deus que se fez humano em Jesus.

Os parentes ficam admirados e não acolhem Jesus quando inicia a evangelização.

Porém a tradição da Igreja na Palestina nos informa que ainda nos primeiros anos da Igreja alguns desses parentes de Nazaré tornaram-se discípulos dele e formaram uma comunidade cristã de agricultores.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, também nós às vezes ficamos surpreendidos pela humildade das coisas de Deus. Gostaríamos que ele se mostrasse com um milagre, algo que prova a presença do poder divino. E esquecemos que Deus é amor tão humilde que tolera que seu Filho Jesus seja desprezado, e que seus discípulos sejam perseguidos pelos maus.

Dá-me fé para ver os pequenos sinais de sua presença nos acontecimentos simples do dia a dia.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

São João Maria Vianney - Cura D'Ars 80cm - Artesanato Costa

Hoje a liturgia celebra o dia de São João Vianney, o padroeiro dos padres.

Ele em sua juventude era um simples camponês, muito trabalhador, e de muita oração, mas sem estudos.

Sentiu a vocação par ser padre, entrou no seminário, mas não conseguia progredir nos estudos. Ficou firme em sua fé e vocação. O Bispo o ordenou padre e o destinou pároco para Ars, uma pequena paróquia do interior.

Em poucos anos  Ars ficou uma paróquia de grande fé, e as pessoas vinham de longe para escutar e se confessar com o Padre João Vianney.ORAÇÃO FINAL em agradecimento