Mt 13,44-46 = Tesouro escondido; pérola preciosa.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
44 O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.*
46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
O Reino dos céus é semelhante a um tesouro, uma pérola.
Era costume enterrar potes de moedas no fundo do quintal para defendê-las dos ladrões. O lugar era conhecido somente pelo dono do tesouro. Morto o dono, ninguém mais sabia onde o tesouro estava enterrado. Um diarista, trabalhando num terreno, tem a surpresa de encontrar um tesouro e não quer perder a oportunidade para adquiri-lo. Mas não é dono do campo, então com alegria vende tudo o que tem para comprar aquele terreno e se tornar dono também do tesouro.
Um comerciante está à procura de fazer negócios e encontra uma pérola de grande valor e logo entrega tudo o que tem para comprar a pérola.
O Reino de Deus é o tesouro e a pérola preciosa que devemos adquirir, é o valor supremo que está acima dos bens e interesses terrenos.
Alguns encontram o Reino de Deus por pura graça e sentem a felicidade entrar no seu coração.
Alguns estão à procura do sentido da vida, e depois de muita procura tem a alegria de encontra-lo.
A alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa. Para Deus damos tudo ou nada. Entregar-se a Deus: só quem doa tudo, com alegria, receberá a alegria de Deus.
Quem não tem coragem de tomar decisões corajosas poderá perder a oportunidade da felicidade que Deus oferece. Quem quer ficar com Deus, mas quer ficar também com sua satisfação, fica balançando entre Deus e o mundo, acabará perdendo tudo.
Nesta vida terrena temos alegrias e tristezas. Mas a vida no Reino de Deus oferece a alegria que é dom do Espírito Santo: “A alegria do Evangelho é por ter sido escolhido por Jesus, salvo por ele, regenerado por Jesus. É a alegria da esperança que nas cruzes e nos sofrimentos desta vida se manifesta na paz, na certeza que Jesus está conosco e nos acompanha.” (Papa Francisco)
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, procuramos as alegrias deste mundo que distraem por pouco tempo, mas podemos correr o perigo de perder a alegria que vem de Deus. Dá-me a coragem de vender tudo para ter a alegria do teu Reino. A alegria que vem de Deus sempre inclui alguma doação que custa.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: