LEITURA ORANTE – “Explicação da parábola do Semeador.” – Sexta-feira – 28/07/2023

Mt 13,18-23 = Explicação da parábola do Semeador.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

18 Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador:

19 quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho.

20 O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida,

21 mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda.

22 O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa.

23 A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

 A PALAVRA DE DEUS é como uma SEMENTE: sua força vital é luz do Espírito que nos faz compreender sua ação entre nós.

PALAVRA É MANIFESTAÇÃO DE DEUS, manifesta a nós o que ele está fazendo por nós, o que ele quer de nós. Esta palavra de Deus não é um som que escutamos pelos ouvidos, mas é um fato através do qual Deus se manifesta a nós seus filhos. Esta manifestação chega a nós por vários caminhos: o interior da consciência, algum acontecimento marcante, uma necessidade urgente, uma graça recebida, ou um sofrimento, a pregação da Igreja, a leitura da Sagrada Escritura, uma profecia.

Também quem não conhece a fé cristã pode ouvir em seu coração esta manifestação de Deus que o leva a produzir os frutos para o bem dos irmãos.

Jesus descreve os TERRENOS QUE ACOLHEM a palavra de Deus: alguns acolhem bem e outros fecham o coração.

Terreno duro da estrada: pessoas já presas ao mal e insensíveis ao bem onde o demônio (pássaros) e seus aliados facilmente tiram a palavra.

Terreno pedregoso: sem fundamento, povo inconstante que faz só o que gosta. Na empolgação acolhem a palavra, mas não tem firmeza nas dificuldades.

Terreno de espinhos: Quem quer ser discípulo do Reino, recebe com sinceridade a palavra, mas não corta seus vícios: as paixões, os interesses, as teorias humanas sufocam esta palavra.

Muitas pessoas acolhem a palavra de Deus, mas não fazem todo esforço para praticá-la, então se deixam levar por outras preocupações e pelas tentações, e a manifestação de Deus não produz os frutos que Deus espera.

Terreno bom. É coração aberto para Deus, mas produz frutos de modo diferente dependendo da generosidade com que corresponde às inspirações do Espirito.

 O que torna um terreno fértil à palavra de Deus? São 4 disposições interiores cultivadas com todo empenho:

1. Honestidade, pureza do coração, ter horror ao mal, e reconhecer a verdade, também quando dói.

2. Humildade, reconhecer as próprias fraquezas confiando na misericórdia de Deus, sem procurar desculpas e atenuantes, sem culpar os outros.

3. Generosidade, desejo do bem, busca contínua do verdadeiro bem para a humanidade também quando isso me custa sacrifício.

4. Perseverança também nas dificuldades, sem parar cansados ou satisfeitos.

Os frutos são as ações que Deus espera de nós.

Se preparamos o terreno do nosso coração, Deus se manifestará a nós, e sua palavra em nós produzirá frutos.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Senhor Jesus, eu sei que toda hora devo decidir, eu quero escutar sempre sua palavra. Peço que seu Espírito me ajude no caminho da conversão para ser um terreno bom, ter as disposições interiores para fazer frutificar a Palavra de Deus. Também quando vejo as minhas faltas não quero desanimar, porque confio na sua misericórdia.

4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?

Silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo.ORAÇÃO FINAL em agradecimento