LEITURA ORANTE – “Joio, grão de mostarda, fermento.” – Domingo – 23/07/2023
Mt 13,24-43 = Joio, grão de mostarda, fermento.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda para que nos guie na oração.
1- Leitura – A Palavra de Deus ilumina minha vida na situação em que me encontro hoje.
24 Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo.
25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio.
27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28 Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto!
Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos?
29 – Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo. 30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.
36 Então despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo.
37 Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno.
39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos.
40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo.
41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal
42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.
2. Meditação – Na leitura alguma palavra se tornou mais significativa para mim, portanto devo reler esta palavra sem pressa e refletir o que o Espírito quer me dizer .
A história da humanidade não é mais a mesma desde que Jesus colocou seu amor neste mundo.
O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. O Messias já veio e semeou a Palavra de Deus. O trigo é bom, quem acolhe a Palavra de Jesus produz bons frutos.
Então porque o Reino ainda não se instalou definitivamente?
Veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo. Jesus explica este mistério: É o inimigo que desde o início da história humana tenta estragar a criação de Deus, enganar os seres humanos e os tenta para o mal: o mal é produzido pela semente má. O Maligno está agindo através dos falsos profetas, ou falsos discípulos.
O inimigo está tentando cada um de nós e devemos prestar bem atenção quando a tentação se repete com frequência, e invocar nosso anjo da guarda que nos ajude a vencer a tentação do demônio.
Deixai-os crescer juntos até a colheita.
Deus é amor exigente, mas também é paciente. Ele tolera o sofrimento provocado pela convivência entre bons e maus.
Este tempo de convivência e de espera é uma provação em que o trigo pode se purificar, mas também é tempo para a conversão em que muito joio pode se converter em trigo bom por isso Jesus tinha misericórdia para os pecadores públicos.
Explica-nos a parábola do joio no campo.
Jesus trouxe o Reino de Deus entre nós: já é uma realidade presente entre os homens. Os que seguem Jesus são como a semente que produz os bons frutos.
Infelizmente neste mundo está presente também uma realidade perversa: o maligno, o diabo que semeia a má semente prometendo felicidade fácil, e muitos se deixam iludir.
Jesus vê a situação nesta sociedade, em que o trigo e o joio crescem juntos. Trigo e joio estão dentro de cada um de nós. Jesus nos ensina a ter a paciência de Deus, esperando que cada um arranque de si mesmo o joio, os espinhos que sufocam a semente, e faça crescer o trigo.
Deus não gosta do mal, mas permite a provação dos bons para provar a fé deles, e também dá nova chance aos maus para se arrependerem.
A alegria de Deus é salvar, perdoar. Agora Deus está mais interessado em fazer que todos cultivem o trigo, do que em queimar o joio.
Deixemos o julgamento para Deus. Então ele vai ser mais justo e misericordioso que nós.
A colheita é o fim do mundo. No fim dos tempos será a vez da justiça. Os ceifadores são os anjos. Só os anjos veem claramente o trigo e o joio.
O Filho do homem enviará seus anjos que retirarão de seu Reino todos os que fazem o mal e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.
Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Agora vivemos na fé como filhos de Deus, no meio das dificuldades desta vida terrena, mas quando o amor de Deus for derramado totalmente em nós, participaremos da felicidade divina.
Aquele que tem ouvidos, ouça. Que Deus nos conserve nesta esperança.
3. Oração – falar com Deus a respeito daquilo que entendi, e responder -lhe com amizade.
Jesus, é fácil criticar as falhas dos outros, porém o que eu devo fazer é examinar a mim mesmo: o que cresce mais em mim, o trigo ou o joio?
Senhor Jesus, você vê dentro do coração humano, e sabe da luta que se trava entre o bem e o mal, dentro de nós mesmos, em nossas famílias, na sociedade. Desejamos o bem, mas também sentimos nossas fraquezas e falhas. Nós pedimos que o seu Espírito Santo nos ilumine, e que saibamos discernir onde está o bem e onde está o mal. Também pedimos um coração cheio de misericórdia para não condenar quem faz o mal, mas desejar sua salvação.4. Contemplação – Oração silenciosa, sem palavras, porque estou sentindo que Deus me ama. Eu quero realizar a sua vontade.