LEITURA ORANTE – “O Evangelho revelado aos pequeninos.” – Quarta-feira – 19/07/2023

Mt 11,25-27 = O Evangelho revelado aos pequeninos.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus enviou um grupo de discípulos com a missão de anunciar o Reino do amor de Deus.

Eles voltam alegres pelos resultados: os mais pequenos da sociedade acolhem o Evangelho, recebem curas e são libertados da opressão do demônio.

E Jesus exulta porque a sabedoria para compreender as coisas de Deus é dada so­mente aos pequenos, pobres que tem coração livre do orgulho e aberto à manifestação do carinho de Deus.

Os sábios, os intelectuais, os poderosos não acolhem a manifestação de Deus porque estão cheios de si mesmos, fechados em seu orgulho de superioridade.

Jesus, manso e humilde de coração, exulta de alegria e louva ao Pai porque as pessoas simples, que este mundo considera sem valor, são aqueles que acolhem a revelação de Deus. O pequeno não apresenta exigências, reconhece suas necessidades e pede para quem pode atender. O pequeno acolhe de coração aberto e também sabe agradecer e colaborar.

Na sua evangelização Jesus transmite a sua experiência de convivência com o Pai. Deus Pai é simples, é puro amor. Deus Pai se entrega totalmente a Jesus manso e humilde de coração. Não é só palavras ou conhecimento intelectual, mas é convivência de amor.

È bonito ficar contemplando Jesus em oração: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra”. Jesus se alegra e louva ao Pai que se revela aos pequenos.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Senhor Jesus, queremos participar da sua união íntima com o Pai, somos felizes porque estamos acolhendo a Boa notícia do Evangelho. Ensina-nos gostar de passar tempo em oração, para acolher o carinho que o Pai quer manifestar a nós.

Contemplação perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.Oração final: