LEITURA ORANTE – “No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos rigor.” – Terça-feira – 18/07/2023
Mt 11,20-24 = No dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos rigor
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho eu estou presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
20 Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:
21 Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza.
22 Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!
23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.
24 Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
21 Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida!
Jesus prega o evangelho do Reino e cura os doentes. Os milagres são dons, sinais do Reino de Deus e convidam ao arrependimento. O dom de Deus tem a finalidade de mostrar a bondade de Deus, mas é desprezado por orgulho ou por falta de compromisso. Corozaim, Betsaida e Cafarnaum representam as cidades que recebem o anúncio do evangelho com poucas conversões: somente poucos se tornam discípulos. As lideranças e o povo continuam insensíveis ao Reino de Deus.
Quem recusa a conversão se exclui do Reino, e no dia do julgamento ficará excluído, porque então não será mais a bondade de Deus a agir, mas será a justiça.
23 E tu, Cafarnaum, te digo: no dia do julgamento haverá menor rigor para Sodoma do que para ti! É uma responsabilidade receber todos esses dons, todas essas graças e não se converter. Por isso Cafarnaum será julgada com mais severidade do que Sodoma e Gomorra. Estas cidades pagãs símbolos da imoralidade, e foram destruídas como descreve o livro do Gênesis (Gen 18,17-19,29).
Jesus vem nos oferecer seu Reino. Nós recebemos muitas graças. Todo dia somos envolvidos pela graça de Deus. Para chegar à conversão, não basta ver o milagre, que é manifestação da misericórdia de Deus. Se o Pai nos doa suas graças é para que olhemos para ele louvando, agradecendo, porque na verdade tudo é dele. O pecado é quando olhamos só para nós, e fazemos a nossa vontade, e não a vontade de Deus nosso Pai. É necessário o arrependimento que depende da decisão pessoal. Quem recusa, torna-se culpado e será condenado.
Nossa sociedade já recebeu o anúncio do evangelho, mas agora está iludida pelo conforto material e se afastando da fé. Que o Senhor não nos abandone ao nosso coração duro, mas continue nos chamando à conversão.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Senhor, toda hora recebemos suas graças: abre nossos olhos para reconhecermos seus dons, abre nossos ouvidos para ouvirmos seu apelo à conversão. Se muitos outros receberam sua graça e se tornaram santos, isso é possível também para nós. Ajuda-nos a animar especialmente os pequenos, as crianças, que respondam com generosidade aos apelos do Espírito.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Oração final
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.Por todos os séculos dos séculos. Amém.