LEITURA ORANTE – “Instruções sobre perseguições futuras: ovelhas entre lobos.” – Sexta-feira – 14/07/2023

Mt 10,16-23 = Instruções sobre perseguições futuras: ovelhas entre lobos.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

16 Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, pois, prudentes como as serpentes, mas simples como as pombas.

17 Cuidai-vos dos homens. Eles vos levarão aos seus tribunais e açoitar-vos-ão com varas nas suas sinagogas. 18 Sereis por minha causa levados diante dos governadores e dos reis: servireis assim de testemunho para eles e para os pagãos.

19 Quando fordes presos, não vos preocupeis nem pela maneira com que haveis de falar, nem pelo que haveis de dizer: naquele momento ser-vos-á inspirado o que haveis de dizer. 20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós.

21 O irmão entregará seu irmão à morte. O pai, seu filho. Os filhos levantar-se-ão contra seus pais e os matarão. 22 Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel antes que volte o Filho do Homem.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

16 Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. A seus discípulos que deixaram tudo para segui-lo Jesus prometeu “cem vezes mais, com perseguições”. Enviando-os em missão com o poder do Espírito para anunciar o Reino de Deus, também  os prepara para a perseguição: nem sempre o ambiente será acolhedor, geralmente o reino do mal se opõe ao Reino de Deus.

Jesus pede prudência e sabedoria: prudência para não se expor imprudentemente à perseguição, sabedoria, coragem e fidelidade até as últimas consequências.

Também hoje os cristãos são perseguidos em muitos lugares por causa de sua fé. As perseguições podem vir não só da sinagoga e dos reis, mas também pela incompreensão da própria família.

20 Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós. Quem tem fé firme aceita dificuldades, tribulações, confisco dos bens e até a morte: esta situação de fraqueza humana permite ao Espírito do Pai manifestar-se e agir.  “é o Espírito de vosso Pai que falará em vós”

Deus está sempre perto de seus filhos que sofrem. O sofrimento do martírio é algo superior às forças humanas, e será o poder do Pai a conservar os cristãos firmes na própria fé.

O protagonista da Evangelização é o Espírito Santo. O testemunho de fidelidade destes cristãos e a injustiça destas perseguições despertam simpatia para a fé em Cristo.

Mas aquele que perseverar até o fim será salvo. A perseguição por causa de Cristo torna a fé cristã mais madura porque é posta à prova e se fortifica pela graça de Deus.

Nestas instruções a seus discípulos missionários Jesus coloca sua experiência de missionário do Pai: também ele foi expulso pelos seus parentes de Nazaré, foi perseguido pelos chefes da Sinagoga e pelas autoridades do Sinédrio até a cruz.

23 Se vos perseguirem numa cidade, fugi para uma outra. – O discípulo missionário não deve expor sua vida sem necessidade: quando não dá certo num lugar, ele não desanima mas vai procurar outro lugar onde há pessoas mais abertas.

Na história da Igreja os tempos de perseguição são tempos de fervor e crescimento da Igreja.

Parece que no Brasil não há perseguição por causa da fé. Porém estamos numa luta: devemos lutar para viver nossa fé porque estamos vivendo num mundo materialista, pagão, em que domina o dinheiro, a injustiça e o prazer, enquanto a maioria do povo sofre. Também no Brasil os cristãos que querem viver sua fé se organizam na defesa dos pobres e por isso sofrem gozação e discriminação.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Senhor, ajuda-nos a sermos perseverantes até o fim no teu caminho, não só quando é fácil, mas especialmente nas dificuldades, quando necessitamos mais da força do Espírito do Pai do céu. Pedimos esta força em modo particular pelos nossos irmãos que ainda nestes dias sofrem por causa da fé. Em muitas nações os cristãos não tem seus direitos respeitados, devem pagar sobretaxa por causa da fé, no Paquistão muitos estão na cadeia injustamente acusados de blasfêmia. Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.